Prefeito João Martins recebe jovens selecionados pelo Programa Agente Jovem Ambiental

Nesta sexta-feira (27), o prefeito João Martins recebeu em seu gabinete os oito jovens bequimãoenses selecionados pelo Agente Jovem Ambiental (AJA), programa do Governo do Estado realizado em parceria com a Prefeitura de Bequimão. Os agentes jovens ambientais são estudantes de escolas da rede pública, sem qualquer vínculo empregatício ou benefício social, que vão atuar em projetos socioambientais sustentáveis no município.

“Hoje estamos tendo a honra de receber os jovens bequimãoenses selecionados pelo programa Agente Jovem Ambiental. Mais uma importante iniciativa do Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Bequimão. Nosso município tem a sorte de ser terra de uma juventude bastante engajada em causas de interesse social e ambiental. Não tenho dúvidas de que nossos agentes vão realizar um excelente trabalho juntamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contribuir com a construção de um município cada mais sustentável para o bem-estar da nossa população”, destacou o prefeito de Bequimão na oportunidade.

De acordo com o edital, os jovens vão cumprir carga horária de 10 horas semanais após curso de formação. Para desempenhar as funções, os selecionados receberão um auxílio financeiro mensal no valor de duzentos e cinquenta reais (R$ 250,00), durante doze meses, podendo ser reajustado por Decreto do Executivo. O Programa também vai ofertar camisas e certificados.

O AJA tem como objetivo promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses, visando contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente. E, com isto, estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção da consciência ambiental, ampliando oportunidades de geração de renda e melhorando a qualidade de vida dos estudantes.

Também são objetivos do programa propiciar o desenvolvimento da autoestima e do sentimento de pertencimento familiar e comunitário; qualificar social e profissionalmente jovens por meio de ações socioambientais; e contribuir para a efetivação da Política e do Plano Estadual de Educação Ambiental do Estado do Maranhão.