Deputado Zé Inácio e prefeito João Martins articulam implantação da APAE em Bequimão

O prefeito João Martins esteve na Federação das Apaes do Estado do Maranhão (FEAPAES), em São Luís, para discutir a implantação de uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Bequimão. Também participaram do encontro que aconteceu nesta terça-feira (17) o presidente da FEAPAES, Enilso do Nascimento Santos; o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Nogueira (Magal); o secretário municipal de Assistência Social, Josmael Castro; e o professor e educador físico, José Ribamar Ribeiro.

A instalação da APAE no município é uma iniciativa do deputado Zé Inácio (PT) e conta com o apoio do prefeito João Martins e do vice-prefeito Magal. A organização social tem como principal objetivo promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

“A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território brasileiro. Com a implantação da APAE em Bequimão, crianças, jovens e adultos serão beneficiados com atendimento especializado e de qualidade”, declarou o deputado Zé Inácio.

Durante a reunião, foram tratados os caminhos a serem seguidos para que Bequimão passe a contar com o suporte dos serviços de educação, saúde e assistência social oferecidos pela instituição. De imediato, o prefeito João Martins e o vice-prefeito Magal já manifestaram interesse na implantação da unidade.

O ato será oficializado com o preenchimento de formulários entregues pela FEAPAES aos representantes do Executivo Municipal. Nos documentos devem constar todas as informações necessárias, para que a Federação possa dar prosseguimento aos trâmites burocráticos envolvidos no processo.

Em seguida, será formada uma comissão que deve realizar o levantamento da quantidade de pessoas com deficiência vivendo em Bequimão. A partir da reunião das informações, o relatório será encaminhado à comissão para que a FEAPAES possa deliberar sobre os próximos passos para a implantação da APAE.

Se preenchidos todos os requisitos necessários, a previsão é de que até o fim do ano Bequimão passe a contar com a unidade da Associação de Pais e Excepcionais em pleno funcionamento.

“A implantação da APAE vai representar um grande avanço para Bequimão. E a nossa gestão, ao se engajar nesta luta, demonstra o seu compromisso com a promoção e garantia dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Estamos falando de uma instituição séria, com ações concretas, que vão desde a prevenção até a reabilitação e inclusão. É uma grande felicidade e muito me honra poder dar, juntamente ao deputado Zé Inácio, essa contribuição ao nosso município”, destacou o prefeito João Martins.