Prefeitos discutem programa de Desenvolvimento Integrado junto ao Centro Espacial de Alcântara

A convite da Agência Espacial Brasileira – AEB na última quinta-feira (12), o prefeito de Bequimão e presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), João Martins – que a pedido da AEB atuou na mobilização das autoridades -, e diversos prefeitos das regiões da baixada e do litoral ocidental maranhense, entre ele o Presidente do Consórcio Conguarás, Dr. Washington Oliveira, participaram de uma importante reunião com representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB). Conduziram o encontro o diretor de Governança do Setor Espacial, Cristiano Trein, a coordenadora da Unidade Regional da AEB Maranhão, Thaís Durans Abreu e o diretor do Centro Espacial de Alcântara (CEA), o Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza.

As conversas, segundo a AEB, tiveram o objetivo de apresentar o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA) para as prefeituras e explicar de que forma elas podem cooperar e se engajar nos trabalhos realizados.

“A reunião serviu para estreitar o relacionamento do PDI-CEA com autoridades políticas dos municípios da Baixada e do Litoral Ocidental através do consórcio Conguarás. Tais municípios se compreendem como o entorno estratégico do Centro Espacial de Alcântara (CEA) e têm o potencial de abrigar parte das infraestruturas que fornecerão insumos e serviços para as atividades de lançamento. Nesse sentido, a reunião cumpriu o objetivo de apresentar aos líderes municipais as necessidades e requisitos que devem ser atendidos para que as empresas do setor espacial se instalem em seus territórios”, destacou a Agência Espacial Brasileira em nota.

O turismo é um dos principais eixos para o desenvolvimento das regiões que fazem parte do entorno de Alcântara. O município deve ganhar um aeroporto e um novo porto, que juntos vão ajudar a impulsionar o setor. A importância de que os municípios da região atualizem seus respectivos planos diretores também recebeu uma atenção especial. O prefeito de Bequimão João Martins avaliou como positiva a reunião e se mostrou bastante otimista com o desenvolvimento regional que se avizinha a partir do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara.

“Viemos a Alcântara trazer a nossa contribuição para o Programa de Desenvolvimento Integrado, projeto este que não temos dúvidas de que será muito vantajoso não só para a cidade, mas também para os municípios das regiões da Baixada e Litoral Ocidental, onde destaco o município de Bequimão que está dentro do raio de operações e benefícios trazidos pelo CEA. Um futuro que nos traz, além da perspectiva do desenvolvimento tecnológico, o crescimento social e econômico dessas regiões com a instalação de empresas em nossos territórios e com toda a estrutura que esse projeto grandioso pode nos proporcionar a partir de Alcântara”, declarou o prefeito de Bequimão e presidente do FDBM, João Martins.

Durante o encontro, uma sugestão apontada pelo Prefeito de Bequimão João Martins foi acatada, e ficou definido que haverão outras duas reuniões descentralizadas para discutir o programa de desenvolvimento. Os encontros permitirão a participação, além dos prefeitos municipais, de outras autoridades como vereadores, secretários, lideranças comunitárias e da sociedade civil organizada. As reuniões acontecerão no mês de setembro nas cidades de Pinheiro e Cururupu com data a ser definida pela AEB.

Para o Presidente do Consórcio Intermunicipal Conguarás e Prefeito de Bacuri, Dr. Washington Oliveira, as discussões junto ao CEA e a AEB só irão trazer benefícios para as regiões da baixada e do litoral ocidental maranhense.

“Acredito que essa parceria entre os poderes e a participação dessas duas importantes instituições no debate sobre as potencialidades da nossa região só irá gerar ótimos frutos. Teremos agora talvez a maior oportunidade de promover o desenvolvimento a partir do turismo que essa região já teve” projetou o prefeito.

Participaram do encontro os municípios de: Alcântara, Apicum Açu, Bacuri, Serrano, Cururupu, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Guimarães, Bequimão, Bacurituba, Peri Mirim e Pinheiro.