Agentes de Desenvolvimento de Bequimão são capacitados pelo Sebrae em Pinheiro

Dando ênfase ao papel de articulador que tem o Agente de Desenvolvimento no contexto econômico local, o Sebrae realiza durante toda esta semana, em Pinheiro, um curso para capacitar os servidores municipais nomeados para exercer essa função na Sala do Empreendedor de 14 municípios da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

Até sexta-feira, 13, participam do curso os AD´s dos municípios de Pinheiro, Alcântara, Bacurituba, Bequimão, Cedral, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.

De acordo com a Lei Geral da MPE, o AD tem a função de articular as ações públicas, apoiando na promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias, individuais ou coletivas. Ele tem um papel fundamental para o desenvolvimento do município junto com todas as ações realizadas na Sala do Empreendedor, que é um espaço voltado para o universo dos negócios e de desburocratização dos processos mercantis. 

“As temáticas da capacitação do Sebrae, que é um dos principais parceiro das prefeituras municipais quando o assunto é desenvolvimento local e Sala do Empreendedor, estão voltadas à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que, desde 2006, vem mudando o ambiente de negócios das cidades brasileiras, tornando-o favorável e menos burocrático para o surgimento e crescimentos dos empreendimentos locais”, coloca a coordenadora de Atendimento do Sebrae Maranhão, Magnólia Ewerton.  

Os ADs atuam sob a supervisão da pasta responsável pelas políticas de desenvolvimento do município, por meio direto do gabinete do prefeito, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou de outra a qual a Sala do Empreendedor esteja ligada.  

“Após a capacitação, o AD terá competências estabelecidas, assim como o potencial de aprender e colocar em prática, no seu município, novos conhecimentos, habilidades e atitudes que somarão no desempenho de seu papel de articulador de políticas públicas”, ressalta Fernando Reis, analista técnico do Sebrae na regional de Pinheiro, que responde pelas regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.