Destaque

Prefeito João Martins participa do lançamento estadual do Selo Unicef 2021-2024

Também prestigiou a solenidade o ex-prefeito de Bequimão, Zé Martins, responsável por coordenar o trabalho que rendeu ao município a certificação na edição 2017-2021.

O prefeito João Martins participou nesta quarta-feira (21) do lançamento da edição 2021-2024 do Selo Unicef, no Palácio dos Leões, em São Luís. Também prestigiaram a solenidade o articulador do Selo Unicef, Wanderson Farias, e o secretário municipal de Governo e ex-prefeito de Bequimão, Zé Martins, responsável por coordenar o trabalho que rendeu ao município a certificação na edição 2017-2021.

O ato de lançamento foi uma ação articulada entre o Governo do Estado do Maranhão, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e municípios participantes. Estiveram presentes o governador Flávio Dino; a chefe do Escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva; secretários de Estado e prefeitos de outros 55 municípios certificados na última edição.

O grande desafio nesta nova edição do Selo Unicef diz respeito aos impactos da Covid-19 em populações mais vulneráveis. Dados oficiais publicados neste mês pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef mostraram que 23 milhões de crianças não receberam as vacinas básicas por meio dos serviços de vacinação de rotina em 2020 – o que corresponde a 3,7 milhões a mais do que em 2019.

Bequimão na corrida pelo Selo Unicef 2021-2024

Bequimão deu o pontapé inicial na corrida pelo Selo Unicef ainda no mês de junho, durante as festividades pelos 86 anos de emancipação política. O município foi o primeiro entre os 217 do Estado do Maranhão a aderir à edição 2021-2024 da iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que visa estimular avanços reais na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

“Esse trabalho foi conduzido com muita maestria pela gestão do ex-prefeito Zé Martins, numa parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Igualdade Racial e Assistência Social. E, agora, nós estamos assumindo a responsabilidade de assinar esse termo de adesão e fazer com que Bequimão, mais uma vez, possa ser agraciado com a manutenção desse Selo, para o bem da juventude do nosso município”, destacou o prefeito João Martins, ao assinar o termo de adesão do município de Bequimão ao Selo Unicef.

“A expectativa para essa nova edição é a melhor possível, uma vez que Bequimão adquiriu uma grande experiência na edição passada. Hoje a gente sabe como chegar lá. Já estamos nos preparando com o nosso coletivo de jovens e adolescentes a partir de uma metodologia diferenciada. Esperamos, com isso, conseguir manter o padrão de referência que Bequimão tem não só no Estado do Maranhão, mas também na Amazônia Legal e no Semiárido brasileiro”, declarou Wanderson Farias, articulador do Selo Unicef em Bequimão.

O Selo
O Selo Unicef é uma iniciativa que visa a estimular e a reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira. São monitorados indicadores sociais e a implementação de ações que ajudam os municípios a cumprirem a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. A iniciativa contribui para o alcance de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

O prefeito Zé Martins destacou a importância da premiação e o significado do Selo Unicef. “Essa premiação advém de um trabalho de uma gestão com todas as suas secretarias, com esse objetivo de cuidar das crianças. Esta foi uma das minhas primeiras determinações, como prefeito de Bequimão. Sempre tive olhos voltados para fazer o melhor que a gestão também podia fazer aos jovens. De forma especial, com um olhar bem sensível às comunidades quilombolas. Me causa muita felicidade, muito orgulho. Por isso, fica aqui registrado o meu agradecimento a todos os atores desse processo de transformação social pelo qual passou o nosso município ao longo dos últimos anos”, ressaltou o ex-prefeito e agora secretário municipal de Governo, Zé Martins.

No primeiro ano em que Bequimão participou da mobilização, seis desses indicadores estavam em situação de risco, no vermelho. Depois das ações realizadas na gestão do prefeito Zé Martins, todos estão em situação estável e alguns até já ultrapassaram suas metas. Cresceu o percentual de crianças de até um ano de idade com registro civil, no total de nascidos vivos; caiu a taxa de abandono escolar; se manteve estável o percentual de crianças atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC); foram investigados todos os óbitos de mulheres em idade fértil (de 10 a 49 anos); também foram investigados todos os óbitos infantis ocorridos no município desde 2015. No total, o Selo Unicef Município Aprovado avalia doze indicadores de impacto social, além de resultados sistêmicos.