Agricultura

Prefeito João Martins recebe motores de embarcações destinados pelo Governo do MA a comunidades quilombolas de Bequimão

Equipamentos foram entregues pelo governador Flávio Dino ao prefeito de Bequimão, durante as comemorações pelo aniversário do município de Viana, na última quinta-feira.

Três comunidades quilombolas de Bequimão foram beneficiadas com a entrega de motores para canoas utilizadas na pesca artesanal e no transporte de passageiros das localidades para a sede do município. Os equipamentos foram entregues pelo governador Flávio Dino ao prefeito João Martins, durante as comemorações pelo aniversário de 254 anos do município de Viana, na última quinta-feira (8). Foram beneficiadas com os motores as comunidades Juraraitá, Mafra e Suassuí, já reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombos no município.

A entrega contou com a presença do secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, do vice-governador Carlos Brandão, secretários de Estado, deputados estaduais e federais, prefeitos e lideranças quilombolas das comunidades contempladas.

“Um motor de canoa de pescador em uma comunidade quilombola, não serve apenas para a pesca. Serve para conduzir uma pessoa que adoeceu para uma localidade mais próxima, serve para a coleta do coco babaçu…É o que a gente ouve das comunidades. É uma ação muito importante”, afirmou o secretário Gerson Pinheiro.

Ao todo, 107 motores foram distribuídos para mais de 60 comunidades quilombolas localizadas no municípios de Pinheiro, Penalva, Presidente Vargas, São Vicente Férrer, Matinha, Turilândia, São João Batista, Cururupu, Pedro do Rosário, Santa Helena, Guimarães, Bequimão, Monção, Pindaré Mirim, Anajatuba, Cedral, Serrano do Maranhão, Presidente Juscelino, Alcântara e Viana.

“O investimento na melhoria das embarcações representa um grande avanço na cadeia produtiva da pesca. Com a chegada desses novos motores, nossos pescadores recebem um grande incentivo para exercer essa atividade tão importante para a economia do nosso município. A atividade pesqueira é responsável pela renda e sustento de várias famílias bequimãoenses. Os motores também vão ajudar a encurtar a distância entre a sede e a zona rural. Os moradores das nossas comunidades quilombolas,às margens dos rios que cortam a região, agora vão ter condições de se deslocarem, em um espaço menor de tempo, entre o litoral e a cidade de Bequimão”, afirmou o prefeito João Martins.

Os motores destinados pelo Governo do Maranhão às comunidades quilombolas de Bequimão já foram entregues aos representantes e presidentes das Associações Comunitárias, segundo informou o secretário municipal de Igualdade Racial, Fábio Silva. Os equipamentos serão utilizados em embarcações de uso coletivo, em benefício das comunidades contempladas e de seus moradores.