Cotidiano

Prefeito João Martins prestigia inauguração da Academia Vianense de Letras

Presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), o prefeito de Bequimão participou da inauguração da AVL à convite do chefe de gabinete da Prefeitura de Viana e membro do FDBM, Nélio Júnior.

O presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), prefeito João Martins, prestigiou na última quinta-feira (8) a inauguração da Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos (AVL), em Viana. Escritores, artistas, poetas e acadêmicos do município agora passam a contar com um novo espaço dedicado para a literatura e difusão artística. O prefeito de Bequimão participou do evento à convite do chefe de gabinete da Prefeitura de Viana e membro do FDBM, Nélio Júnior.

Foi preparada uma vasta programação para celebrar a inauguração da sede da AVL, que teve início às 10h, com a sessão solene de inauguração com a participação do governador Flávio Dino e do secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso. Às 19h, a programação foi retomada com a contação de história “A fundação da cidade de Viana”, seguida de peça teatral, performance em literatura de cordel, recital de poesia, apresentação musical e outras atividades.

A pedra fundamental da sede da AVL foi lançada em 2019 e a obra de construção do prédio foi finalizada em abril de 2021. O projeto arquitetônico preservou as características originais do antigo centro histórico colonial da cidade de Viana, respeitando especificamente os moldes de um casarão erguido em 1835, onde viveu um ilustre personagem da história vianense, o farmacêutico Ozimo Carvalho, um dos patronos da AVL. O sobrado onde Ozimo Carvalho viveu, situava-se exatamente no mesmo terreno onde foi construída a nova sede.

A nova sede da AVL dispõe de teatro-auditório, camarim, anfiteatro na área externa, salas administrativas, salão destinado a mostras e exposições, entre outras instalações. O evento de inauguração da sede da AVL seguiu todos os protocolos de combate à Covid-19 e normas sanitárias estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 36.531/2021.