Cotidiano

Bequimão comemora 86 anos de emancipação política neste sábado (19)

Aniversário contou ainda com a assinatura de ordens de serviço e convênios para novas obras.

Bequimão celebrou nesta neste sábado (19) 86 anos de emancipação política. Em mais um ano, o aniversário do município não contou com grandes desfiles e nem festas por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, não faltaram motivos para celebrar. O município foi contemplado com a inauguração de sete escolas dignas, entrega da Unidade Interligada de Registro Civil e de um sistema de abastecimento de água, no povoado Águas Belas. Também foram assinados convênios destinados à recuperação de estradas vicinais, a ordem de serviço para reforma do Farol do Saber e o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), que vai estimular a produção das quebradeiras de coco. O município também aderiu ao Selo Unicef 2021-2024 e ao programa “Município Sem Trabalho Infantil”.

A solenidade em comemoração ao aniversário de Bequimão aconteceu em frente à Prefeitura Municipal e foi aberta com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e municipal. Assim como no ano passado, o evento contou com número limitado de participantes, para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus. Participaram apenas autoridades locais, estaduais e um pequeno grupo de moradores, que se posicionou na Praça Santo Antônio, para assistir a cerimônia em celebração aos 86 anos do município.

Em pronunciamento, o prefeito João Martins destacou as ações do executivo em prol da população bequimãoense. “Às vésperas do aniversário da nossa cidade, tivemos um dia extremamente gratificante e satisfatório, que foi o que eu chamei de dia da educação. Isso porque só ontem entregamos sete escolas inteiramente construídas e mobiliadas, numa parceria com o Governo do Maranhão, via recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Um grande presente para a educação do nosso município. Em especial, para os estudantes e profissionais da educação da zona rural de Bequimão, que vão poder usufruir desses espaços e desenvolver suas atividades escolares com maior conforto, assim que tivermos o retorno das aulas presenciais”, iniciou o prefeito de Bequimão.

Ele também fez referências aos avanços e às parcerias que estão sendo construídas com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar bequimãoense. “Na passagem do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, garantimos a distribuição de kits de irrigação e barracas para a Feira da Agricultura Familiar. Com este incentivo, vamos estimular o pequeno agricultor bequimãoense a produzir e comercializar os seus produtos dentro do próprio município. Também vamos contar com uma equipe técnica, para dar sustentação e assistência aos pequenos produtores. Já traçamos esse plano para aqueles que trabalham com a produção de alimentos, como mandioca, farinha, hortaliças, frutas, verduras e legumes dentro da zona rural”, adiantou o prefeito de Bequimão.

Ainda segundo o prefeito João Martins, em breve, o município vai contar com uma edição da Feira Agritec, que será realizada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Maranhão, para garantir a comercialização de toda a produção agrícola, beneficiando assim os pequenos agricultores com a geração de emprego e renda. A realização da Feira Agritec no município foi garantida pelo secretário adjunto de Estado da Agricultura Familiar, Ivaldo Rodrigues, que é natural de Bequimão e também prestigiou as comemorações.

Outro grande presente recebido pelo município na semana de aniversário foi o anúncio da reforma imediata do Farol do Saber. O local está fechado há anos e, para a alegria dos bequimãoenses que amavam frequentar esse espaço, será reativado com acervo já garantido pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA). A estrutura será totalmente climatizada e vai voltar a receber estudantes e a comunidade em geral.

Os investimentos na educação bequimãoense não param. Durante o aniversário do município, também foram anunciadas as reformas das Escolas Aniceto Cantanhede e Manuel Beckman, que deve se tornar a primeira escola em tempo integral de Bequimão. O compromisso foi firmado pelo vice-governador Carlos Brandão e pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, após vistoria às escolas na última quinta-feira (18).

E tem mais novidade na educação. Bequimão está prestes a se tornar o primeiro município da região a contar com uma unidade do Colégio Militar. “Tivemos também o comprometimento por parte do governador para que nós possamos fazer da Escola Municipal Pedro Silva, na Cidade Nova, uma Escola Militar, onde nós teremos um modelo técnico pedagógico que será coordenado de acordo com as Escolas Militares da Secretaria de Segurança do Maranhão. Isso aconteceu porque caiu do céu como tá caindo muita chuva em Bequimão? Não. Aconteceu porque a nossa gestão está indo nas secretarias buscar esses investimentos para dentro do município”, afirmou o prefeito João Martins, durante a solenidade de aniversário do município.

Por fim, o prefeito de Bequimão cantou o tradicional parabéns à cidade e cortou bolo comemorativo de aniversário ao lado das autoridades que acompanharam a programação em homenagem aos 86 anos de Bequimão. Antes de encerrar a solenidade, João Martins parabenizou o município e fez um apelo à população bequimãoense.

“Primeiramente, quero agradecer a Deus por esse momento de reflexão, de comemoração e, acima de tudo, de respeito. De respeito aos nossos irmãos aqui de Bequimão que foram vitimados pela Covid-19. Aproveito aqui a oportunidade para pedir, encarecidamente, para que as pessoas tenham muito cuidado com o que ainda está acontecendo, porque isso, infelizmente, ainda vai perdurar um pouco mais de tempo, embora nós já tenhamos o atributo da vacinação, para combater esta pandemia. Mas todo cuidado é pouco e toda responsabilidade se faz necessária, para que a gente possa minimizar esse sofrimento. Dito isto, eu parabenizo o nosso município de Bequimão pelos seus 86 anos de emancipação política. Pode não estar sendo da forma como nós queríamos, devido às limitações impostas pela pandemia, mas nós precisamos olhar pra frente com esperança”, concluiu o prefeito João Martins durante o encerramento da solenidade pelos 86 anos de Bequimão.