Assistência

Prefeitura de Bequimão realiza caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Mobilização chamou a atenção da população bequimãoense para a necessidade de denunciar casos onde está sendo violado o direito de crianças e adolescentes à infância.

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã deste sábado (12) uma caminhada alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização teve como objetivo chamar a atenção da população bequimãoense para a necessidade de denunciar casos onde está sendo violado o direito de crianças e adolescentes à infância em prol da ocupação precoce de postos de trabalho.

O secretário de Assistência Social, Josmael Castro, informou que esse trabalho de conscientização é feito diariamente pelo município, por meio do serviço de abordagem do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS, desenvolve o serviço de abordagem social e busca ativa diariamente. Nesta luta, contamos também com o apoio do Conselho Tutelar. Juntos, identificamos a incidência do trabalho infantil no nosso município. Quando é constatado, o caso é imediatamente encaminhado para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), que complementa o trabalho social com as famílias”, explica o secretário municipal de Assistência Social de Bequimão.

Segundo a assistente social Cleoneude Amorim, 13 adolescentes viviam nessa condição no município e hoje são assistidos pelo serviço de abordagem do CREAS. “Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. Nosso objetivo é alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelo impacto da pandemia do coronavírus”, conta ela.

Participaram da caminhada em prol do combate ao trabalho infantil profissionais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar de Bequimão, Programa Criança Feliz, Bolsa Família, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além dos adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania do Selo Unicef, em Bequimão.