Assistência

Prefeitura de Bequimão distribui 10 toneladas de peixes às famílias carentes do município

Foram adotadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus, para garantir alimento na mesa de quem mais precisa, nesta Sexta-Feira Santa.

Apesar da pandemia do coronavírus, o prefeito João Martins seguiu a tradição e decidiu manter a distribuição de peixes à população bequimãoense, nesta Quinta-Feira Santa (1). A ação “Peixe para Todos” foi planejada pela Prefeitura de Bequimão e contou com o apoio de todas as secretarias municipais. A entrega das 10 toneladas de pescado foi realizada de maneira segura e eficaz, garantindo o alimento na mesa de quem mais precisa.

O trabalho preventivo foi reforçado pela administração municipal nos locais de distribuição. Neste ano, além da descentralização dos pontos de entrega, a gestão do prefeito João Martins escalou profissionais de saúde e bombeiros civis, que atuaram na distribuição de álcool em gel, aferição de temperatura, fiscalização do uso de máscara e organização das filas, para que os beneficiários mantivessem o distanciamento entre si.

A distribuição dos pescados aos moradores do município aconteceu em cinco pontos: Mercado do Peixe, Ginásio do Bairro de Fátima, Escola Benedita Gusmão Moraes, Escola Domingos Boueres e Escola Pedro Silva. A entrega do alimento foi iniciada às 6h30 e terminou em tempo recorde em todos os locais de distribuição: pontualmente às 9h.

Para o trabalho, foram mobilizados profissionais das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural; Saúde; Planejamento e Controle Interno; Administração; Igualdade Racial; Assistência Social; Cidadania e Participação Popular; Educação, Tecnologia e Inovação; Cultura e Turismo; Infraestrutura e Urbanismo; e Segurança (Guarda Municipal).

“Todos envolvidos para que a gente evitasse aglomerações ou qualquer problema nesse sentido. Nós sabemos que a situação nos municípios está complicada, mas a gente mantém a tradição, que também faz parte do programa do prefeito João Martins”, declarou secretário de Planejamento e Controle Interno, José Orlando.

Trabalho coletivo

Antes da distribuição, os peixes foram previamente embalados. A estratégia foi fundamental para a entrega e liberação imediata dos moradores. Uma ambulância, com profissionais de saúde para atender situações de emergência, também foi colocada à disposição da ação. Segundo a organização, felizmente, não houve registro de incidentes durante a distribuição.

A população era só elogios à iniciativa, implantada desde a administração do ex-prefeito Juca Martins, e que foi mantida pela gestão do ex-prefeito Zé Martins e é seguida agora pelo prefeito João Martins. “Eu agradeço muito o que ele faz pra muita gente, porque hoje em dia as coisas estão muito caras”, revelou uma das pessoas beneficiadas. “É bom demais, porque, no dia de hoje, tem muita gente que não tem [dinheiro] pra comprar o comer e tem esse peixe, que é bom demais. Uma ajuda”, disse outra, enquanto aguardava o alimento.

O prefeito João Martins visitou todos os pontos de entrega e ressaltou a necessidade de manter a tradicional entrega de peixes, no período da Semana Santa. “É um compromisso da nossa gestão com a população de Bequimão, principalmente com aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Nossa gestão não poderia deixar de dar continuidade a um trabalho dessa envergadura, principalmente beneficiando pessoas que precisam do pescado para manter a tradição da Semana Santa. Dar continuidade ao programa ‘Peixe para Todos’ é cumprir com a nossa responsabilidade social, enquanto Poder Público”, afirmou João Martins, prefeito do município de Bequimão.