Coronavírus

Prefeitura de Bequimão recebe 1.480 novas doses da Coronavac

1.090 são destinadas à imunização nas comunidades quilombolas e 390 a idosos com 70 anos ou mais e profissionais de saúde.

Novas doses de esperança chegaram a Bequimão nesta sexta-feira (26). O novo lote da vacina Coronavac, contendo 1.480 doses, foi entregue pelo Governo do Maranhão, por meio da Unidade Regional de Saúde de Piheiro, à Prefeitura Municipal. Os imunizantes foram recebidos pela coordenadora da Atenção Básica de Saúde (ABS), Daniele Soares.

Participaram da entrega o secretário de Cidadania e Participação Popular, Edmilson Pinheiro; o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Fabio Silva; e policiais militares, que garantiram a segurança no transporte das doses até o município.

Do total de doses, 1.090 são destinadas à imunização de moradores das comunidades quilombolas e 390 são para o reforço da imunização em idosos com 70 anos ou mais, além de profissionais de saúde. Os grupos prioritários foram definidos pelo Governo do Maranhão, por meio da Regional de Saúde de Pinheiro.

A imunização nas comunidades quilombolas ainda será programada pela Coordenação de Imunização. Na terça-feira (30), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deve traçar um plano estratégico para vacinar os moradores das onze localidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Enquanto isso, a imunização de idosos com 70 anos ou mais e trabalhadores da saúde seguirá sendo reforçada, no Centro de Vacinação, montado no Salão Paroquial. A partir de segunda (29), serão imunizadas as pessoas que ainda não receberam nenhuma dose e aquelas que receberam a primeira dose da Coronavac entre os dias 15 e 18 de março, no lote 210042A (verificar numeração na carteira de vacinação).

Para se vacinar, idosos precisam apresentar apenas a identidade. Já os trabalhadores da saúde, devem levar a identidade e a declaração do local de trabalho ou a carteira do conselho profissional.

O atendimento no local é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. O Salão Paroquial Padre Paulo Fortim está localizado ao lado da Prefeitura. O local cumpre todas as exigências sanitárias para garantir a vacinação segura da população.