Turismo

Tour virtual pelas águas do Rio Itapetininga revela belezas do litoral bequimãoense; veja!

Registros fotográficos foram feitos durante passeio náutico pelo Rio Itapetininga, local perfeito para quem ama se conectar com a natureza.

Enquanto não é possível fazer um passeio pelas belezas naturais de Bequimão, nosso convite é para você apreciar essas lindas imagens de nosso município. Os registros foram feitos no Rio Itapetininga, local perfeito para quem ama se conectar com a natureza. Navegando entre manguezais, a paisagem fica ainda mais bonita com a revoada dos guarás.

Nosso tour virtual passa pela região da Reserva Extrativista Itapetininga (Resex Itapetininga), unidade de conservação ambiental que engloba a região portuária de Bequimão, bairros da sede e comunidades ribeirinhas localizadas no litoral do município.

A paisagem vista do porto, ponto de partida do passeio, é um aperitivo daquilo que se pode encontrar ao longo do percurso pela área de 16,786 hectares. A região é cercada pelo mangue, ecossistema que abriga enorme biodiversidade e é considerado um berçário natural para várias espécies marinhas. Peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam ali.

Pelo caminho, uma mirada no bairro Estiva e nos povoados Balandro, Bacabal, Tapeua, Santana, Paricatiua, Calhau, Ponta do Soares, Imbotiua e Quindiua de Baixo, até desembocar na Baía de Cumã, que banha a cidade de Guimarães e recebe águas de rios como o Itapetininga e Pericumã.

Por hora, só é possível fazer esse tour de forma virtual. Mas, quando a situação melhorar, vai ser experimentar a pesca esportiva, as embarcações tradicionais, o banho no mar, a prática de canoagem, o Cais Flutuante de Paricatíua… Na Ilha de Imbotiua, tem trilha até o poço de água cristalina que abastece a região. Tem muitas belezas naturais para apreciar!