Executivo

Prefeitos João Martins e Padre William firmam parceria em prol de Bequimão e Alcântara

Ideia é reforçar a relação histórica entre bequimãoenses e alcantarenses, que já fizeram parte do mesmo território.

O prefeito de Bequimão, João Martins (MDB), e o prefeito de Alcântara, Padre William (PL), reuniram-se nesta quinta-feira (18) para discutir soluções conjuntas que beneficiem a população dos dois municípios. A ideia é reforçar a relação histórica entre bequimãoenses e alcantarenses, que já fizeram parte do mesmo território. Bequimão foi desmembrado de Alcântara em 1935, mas ambos continuam compartilhando muitas de suas potencialidades e desafios.

Os prefeitos dialogaram sobre a necessidade de projetos e ações voltados à infraestrutura, ao abastecimento de água e ao turismo. Também entrou em discussão as oportunidades comerciais do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em razão do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que prevê a participação dos Estados Unidos nos lançamentos a partir da Base da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa movimentação deve atrair investimentos significativos à região.

Alcântara já ocupa uma posição expressiva no roteiro de turistas que visitam o Maranhão. As ruínas da cidade histórica e as belezas naturais atraem pessoas do mundo inteiro. Segundo o prefeito João Martins, o turismo pode ganhar uma proporção ainda maior, tendo Alcântara como uma espécie de cartão de visita para o Pólo Turístico que engloba os municípios do Litoral Ocidental Maranhense, inclusive Bequimão.

“Milhares de turistas saem do Cais da Sagração, em São Luís, e chegam a Alcântara. É possível que esses visitantes queiram ficar ainda mais tempo na região, caso sejam ofertados serviços turísticos, com passeios pela Floresta de Guarás e atrações gastronômicas e culturais”, destacou João Martins.

Os prefeitos trataram, ainda, sobre a necessidade de cooperação nas áreas da educação e da saúde. Moradores de comunidades da região Sul de Alcântara, como Raimundo Sul, Centro Alegre e Goiabal, costumam se deslocar até a sede de Bequimão, para ter acesso a serviços públicos.

Já os bequimãoenses, assim como os moradores dos demais municípios da Baixada e do Litoral Ocidental, utilizam o Terminal do Cujupe, que fica no território de Alcântara.