Executivo

Prefeito João Martins busca parceria para ações de cidadania e participação

O prefeito foi recebido pelo secretário estadual Francisco Gonçalves e por sua equipe, no Edifício Clodomir Miller, em São Luís, na segunda-feira (08).

Em reunião na Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), o prefeito de Bequimão, João Martins (MDB), buscou parceria para o aprimoramento de ações voltadas à cidadania e para a implantação da política municipal de participação, um de seus principais compromissos de campanha. O prefeito foi recebido pelo secretário estadual Francisco Gonçalves e por sua equipe, no Edifício Clodomir Miller, em São Luís, na segunda-feira (08).

A experiência da SEDIHPOP na mediação de conflitos socioambientais e na regularização fundiária pode ajudar a gestão municipal a estruturar planos que possibilitem um crescimento mais organizado e justo do município, principalmente com os impactos previstos pela construção da ponte Bequimão-Central. Na reunião, Francisco Gonçalves explicou que a secretaria também desenvolve projetos de enfrentamento à extrema pobreza, de formação de conselheiros de direitos e de combate ao trabalho escravo.

O secretário municipal de Cidadania e Participação Popular de Bequimão, Edmilson Pinheiro, que participou do encontro, solicitou que o governo estadual direcione ao município ações para o registro de nascimento e a emissão de outros documentos, importantes no exercício cidadão. Ele também demandou a implantação de projetos destinados aos jovens, como o Praça da Juventude e o Juventude Prevenida.

Participação

Em sua administração, o prefeito João Martins tem defendido a ideia de aproximar mais a população do município da gestão municipal, criando espaços de tomada de decisão coletiva. A proposta é bem vista pelo secretário Francisco Gonçalves, que liderou a implantação do Participa Maranhão, programa estadual responsável por ações como o Orçamento Participativo. “O gestor criativo e ousado tem que buscar outras formas de aproximação com o povo. A participação é uma política transversal, que dialoga com muitas outras ações do estado”, destacou o secretário.

“Tenho encontrado portas abertas para as colaborações que o município de Bequimão precisa. Nossos compromissos estão sendo trabalhados com muita seriedade e isso está sendo percebido pelas autoridades que nos recebem. Tenho certeza de que, junto à SEDIHPOP, vamos conseguir realizar projetos importantes para o nosso povo”, comentou o prefeito João Martins.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Direitos Humanos, Jonata Galvão; o coordenador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos, Ricardo Alvarenga; e o consultor Romulo Gomes, pesquisador na área de democracia digital popular.