Educação

Prefeito João Martins conquista novo ônibus escolar para Bequimão

Município acaba de ser beneficiado pelo Governo Federal, por meio de emenda do senador Roberto Rocha, com a aquisição de um novo veículo para transporte dos estudantes.

A frota escolar de Bequimão vai ser reforçada quando houver o retorno dos estudantes às aulas, em 2021. O prefeito João Martins viabilizou, junto ao Governo Federal, por meio de uma emenda do senador Roberto Rocha (PSDB), a aquisição de um novo micro-ônibus destinado ao transporte de alunos e alunas do município.

O prefeito João Martins comemorou a conquista. “Logo no comecinho da nossa gestão, conseguimos viabilizar um novo ônibus escolar, o que nos anima muito na busca por mais benefícios ao nosso povo. Nos anos anteriores, o município de Bequimão já obteve significativos avanços no transporte escolar. Nosso compromisso é aprimorar ainda mais esses serviços, para que nossos estudantes possam ser transportados em total segurança”, declarou o prefeito de Bequimão.

A chegada do novo micro-ônibus é resultado de indicação do senador Roberto Rocha (PSDB) ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do programa “Caminhos da Escola”. Além de Bequimão, serão contemplados os municípios de Codó, Caxias, Lago da Pedra, Santa Inês e Santa Luzia. Os recursos para a compra de um total de dez ônibus escolares modernos já foram empenhados, no valor de R$ 2,2 milhões. A quantia está assegurada e não pode ser aplicada para outra finalidade, o que garante o reforço no transporte escolar dos municípios maranhenses.

Assim que o dinheiro do MEC for liberado, as prefeituras dos municípios beneficiados têm a opção de esperar os novos veículos serem entregues pelo FNDE ou realizar processo licitatório, para fazer a aquisição.

“Tenho o compromisso com as crianças maranhenses de oferecer transporte de qualidade e seguro. E claro que o meu objetivo é também de evitar que os alunos deixem de frequentar as salas de aula em razão da falta de transporte. É preciso dar as devidas condições para crianças que moram em áreas mais distantes tenham o mesmo direito de poder estudar e buscar um futuro melhor”, afirmou o senador Roberto Rocha.

Finalidade
Os micro-ônibus escolares do Governo Federal, indicados pelo senador Roberto Rocha, têm como objetivo atender prioritariamente alunos da Rede Pública de Educação Básica. Os beneficiados são alunos residentes em áreas rurais e ribeirinhas. Os ônibus, segundo o FNDE, são fabricados especialmente para trafegar nessas regiões, sempre priorizando a segurança das crianças e a qualidade do transporte.

O ônibus escolar possui tração nas quatro rodas, o que permite acesso a lugares de relevo acidentado. Os veículos também obedecem aos parâmetros de acessibilidade, contando com plataforma e rampa para receber estudantes em cadeira de rodas.