Secretário de Desenvolvimento Rural reúne com diretor da Agerp

O diretor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) Regional Pinheiro, Rodrigo Belloti, reuniu nesta terça-feira (26), com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Bequimão, Creuber Pereira. Durante a conversa, Rodrigo garantiu total apoio ao fortalecimento da agricultura familiar do município de Bequimão.

A Agerp é responsável por fomentar a agricultura familiar através do incentivo a pequenos agricultores dos municípios maranhenses, proporcionando assistência técnica intensiva e inserindo novas tecnologias no processo de produção agrícola. A modernização da cadeia produtiva tem impacto significativo na safra anual.

Prova disso é que Bequimão produziu 75% a mais ao longo dos últimos sete anos apostando na estratégia. Nesse período, o município chegou, inclusive, a exportar toneladas de mandioca para fabricação da Magnífica, cerveja produzida e vendida exclusivamente no estado do Maranhão.

A reunião entre o diretor da Agerp e o secretário de Bequimão serviu para alinhamento de parcerias que visam incentivar ainda mais a produção rural no município. Segundo Rodrigo Belloti, muito em breve Bequimão receberá uma equipe da regional, que levará novidades para a agricultura local.

Secretaria de Desenvolvimento Rural

A criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural era um dos compromissos de campanha do prefeito João Martins (MDB), para fortalecer a agricultura no município. Ao cumprir com essa proposta, o prefeito de Bequimão escolheu o ex-vereador Creuber Pereira para assumir a pasta. O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural possui vasta experiência no setor, adquirida através das relações construídas com os produtores e produtoras rurais de Bequimão, ao longo dos últimos anos, quando esteve à frente da extinta Secretária Municipal de Agricultura.