Coronavírus

Bequimão dá início à campanha de vacinação contra a Covid

Vacinação aconteceu na tarde desta quarta-feira (20).

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19, em Bequimão, foram aplicadas em três profissionais do município que atuam na linha de frente do combate à pandemia. A vacinação aconteceu na tarde desta quarta-feira (20), no Centro de Saúde Santo Antônio. Para essa fase inicial da campanha de imunização, o Governo do Maranhão, por meio da Unidade Regional de Saúde de Pinheiro, destinou 116 doses aos bequimãoenses.   

O motorista da Secretaria de Saúde, Isidório Cesar Ribeiro, a técnica de Enfermagem do Hospital Lídia Martins, Antônia Maria Souza, e a vacinadora do Centro de Saúde Santo Antônio, Cláudia Maria Garcia, receberam as primeiras doses em Bequimão da CoronaVac, imunizante testado pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Antônia Maria atua no hospital do município, que possui sete leitos exclusivos para tratar pessoas afetadas pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, ela está na dianteira, junto a outros profissionais, no enfrentamento à doença. “No começo, eu te juro que eu estava morrendo de medo. Eu cheguei até a recusar o convite de ser uma das primeiras a receber a vacina. Mas foi tranquilo, graças a Deus. Não estou sentindo nada. Nossa esperança era essa vacina e já chegou. Espero que dê tudo certo e que seja todo o nosso povo vacinado”, contou a técnica de Enfermagem, um dia depois da imunização.

A técnica de Enfermagem do Hospital Lídia Martins, Antônia Maria Souza, foi uma das primeiras a receber a vacina contra a Covid-19
A técnica de Enfermagem do Hospital Lídia Martins, Antônia Maria Souza, foi uma das primeiras a receber a vacina contra a Covid-19 em Bequimão

O prefeito João Martins está em São Luís, cumprindo os dias de isolamento domiciliar, por ter testado positivo para a Covid-19, mas tem coordenado todo o trabalho de forma remota. “Nossa equipe está empenhada e organizou tudo para que o nosso município de Bequimão estivesse pronto para receber e dar início à vacinação. Foi elaborado o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, de acordo com critérios técnicos, e vamos segui-lo. Enquanto isso, é preciso que a população continue com o protocolo de segurança, usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social”, destacou o prefeito.

No início da campanha de vacinação, estavam a secretária municipal de Saúde, Ramone Araújo, que representou o prefeito João Martins; o secretário de Administração, Finanças e Recursos Humanos, Sidney Bouéres; o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins; a vereadora e diretora do Hospital Lídia Martins, Janny Matos; e por outros profissionais da saúde.

As doses recebidas por Bequimão representam 34% da quantidade de trabalhadores da saúde do município, percentual definido pelo Ministério da Saúde, em nota técnica. No total, o Estado do Maranhão recebeu 123.040 doses da vacina CoronaVAc. Nesta quinta (21) e na sexta (22), serão vacinados outros profissionais da linha de frente, que trabalham no hospital, nas equipes de vacinação e na equipe volante de monitoramento.

“A chegada dessa vacina é uma dose de esperança ao nosso povo de Bequimão. Estamos trabalhando, permanentemente, para que o município tenha todas as condições para realizar de maneira eficiente e eficaz a campanha de vacinação, respeitando o Plano que foi construído pelo nosso corpo técnico”, destacou a secretária de Saúde, Ramone Araújo.

0 comentário em “Bequimão dá início à campanha de vacinação contra a Covid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s