Saúde

Bequimão recebe Mutirão do Glaucoma nesta quinta-feira (21)

Mobilização acontece no Centro de Saúde Santo Antônio; veja documentos para ter acesso a consultas e exames.

O município de Bequimão será beneficiado, na próxima quinta-feira (21), com uma nova etapa do Mutirão do Glaucoma. A mobilização será realizada a partir da 14h, no Centro de Saúde Santo Antônio e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Bequimão, o Hospital da Visão do Maranhão (HVM), o Governo do Maranhão e o Governo Federal.

O Mutirão do Glaucoma oferta aos pacientes, por exemplo, o exame de fundo de olho. A análise contribui com o diagnóstico e tratamento da doença que pode levar à cegueira. Apesar de não ter cura, o glaucoma pode ser prevenido e até estabilizado, se diagnosticado e tratado precocemente.

A direção da campanha orienta que pacientes cheguem ao local do mutirão com uma hora de antecedência, para que possam preencher suas fichas cadastrais. O atendimento é realizado mediante apresentação da cópia do documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. É obrigatório o uso de máscara e a manutenção do distanciamento, no local onde os atendimentos serão realizados.

Logo após a triagem, os pacientes que precisarem de intervenção cirúrgica serão encaminhados para São Luís, com o suporte para deslocamento, alimentação e medicamentos. Já quem precisar apenas da medicação, vai receber o colírio, fornecido gratuitamente a cada três meses aos pacientes comprovadamente acometidos pela doença.

Glaucoma
O glaucoma é uma doença nos olhos que se caracteriza por um aumento da pressão intraocular ou por uma fragilidade do nervo ótico. O tipo mais comum do glaucoma é o glaucoma de ângulo aberto que não causa nenhuma dor, nem nenhum outro sintoma que possa indicar o aumento da pressão intraocular. Já o glaucoma de ângulo fechado, que é o tipo menos comum, pode causar dor e vermelhidão nos olhos.