Educação

Prefeito Zé Martins e comitiva prestigiam inauguração de escola integral

Centro Educa Mais Kiola Costa, no município de São Bento, foi recebido com festa pela população.

A convite do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PRB), o prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), o prefeito eleito João Martins (MDB) e uma comitiva bequimãoense, composta por secretários e vereadores eleitos do município, participaram da inauguração de mais um Centro Educa Mais no Estado. A unidade “Kiola Costa”, em São Bento, foi recebida pela população do município nesta sexta-feira (18) em meio a aplausos, sorrisos e muita festa.

A escola vai permitir que estudantes e professores usufruam de espaços mais confortáveis e adequados no âmbito do processo de ensino – aprendizagem. A cerimônia de entrega da nova unidade de ensino obedeceu a padrões de segurança e de higiene, estabelecidos pelos órgãos de saúde.

Durante a inauguração do Centro Educa Mais, o prefeito Zé Martins lembrou que, em Bequimão, já há um estudo de viabilidade técnica para transformar a Escola Aniceto Cantanhede em uma unidade de ensino integral.

“É importante lembrar que já há em Bequimão um estudo de viabilidade realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Prefeitura, para que a Escola Aniceto Cantanhede seja a primeira unidade estadual de ensino do nosso município a aderir ao modelo Educa Mais. Ou seja, ao ensino em tempo integral, proposta educacional com maior complementação e integração curricular”, contou.

Ele também destacou a importância do modelo educacional para o desenvolvimento intelectual dos adolescentes dos municípios maranhenses. “Essa é uma solicitação nossa junto ao Governo do Maranhão, para que os nossos adolescentes possam ter acesso a aulas que estimulam o protagonismo juvenil, com estudos orientados e práticas experimentais. O diálogo permanente entre estudantes e educadores vai oportunizar aos nossos jovens o desenvolvimento de competências para a vida e para o mercado de trabalho”, acrescentou Zé Martins.

O prédio da nova escola do município de São Bento passou por reforma em 2016, para se adequar aos padrões dos Centros Educa Mais. Transformado, agora vai oferecer mais conforto a quase 700 estudantes. A obra está orçada em mais de R$ 1 milhão. Investimentos em educação que, se depender de João Martins, também vão chegar a Bequimão.

“Aproveitei a oportunidade para conversar com o vice-governador sobre as ações previstas para Bequimão já no ano de 2021 e claro, solicitar que o nosso município também receba mais escolas dignas, inclusive em tempo integral, como esta inaugurada aqui em São Bento”, garantiu o prefeito eleito de Bequimão.

Também participaram da cerimônia de inauguração do Centro Educa Mais Kiola Costa o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo; Marcelo Tavares; César Torresini, vice-presidente de Rel. de Inst. Equinox Gold Brasil; Andrew Storrie, gerente Geral de Operações da Mineração Aurizona; além de autoridades locais.

  • Veja mais fotos da inauguração do Centro Educa Mais Kiola Costa