Igualdade

Gestão Zé Martins capacita produtores rurais quilombolas de Bequimão

Prefeitura de Bequimão encontrou no IFMA e Sebrae grandes aliados para geração de mais oportunidades.

A Prefeitura de Bequimão investe, ainda, em iniciativas que têm o objetivo de gerar emprego, renda e autonomia econômica para essas comunidades. Em parceria com o Sebrae/MA, foi oferecido o curso de “Melhoramento da Produção, na fabricação de Farinha de Mandioca” nas comunidades quilombolas de Juraraitá, Ramal do Quindiua e Marajá. 

Os produtores foram orientados para melhor aproveitamento do subproduto da mandioca, com a produção de sabão, vinagre; melhoramento da goma de tapioca; adubação do solo; carrapaticida e pesticida para o controle de pragas e insetos que atacam as lavouras; manejo de fabricação e higiene da matéria prima e base física.

Feliz pela capacitação de seu povo, o presidente da Associação Nova União dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Quilombolas de Juraraitá, Ivan Pereira, aproveitou para agradecer a parceria entre Sebrae e Prefeitura de Bequimão. “Quero agradecer a oportunidade e estou muito satisfeito pelos resultados obtidos com a capacitação dos produtores na comunidade”, finalizou a liderança comunitária.

A farinha produzida nas comunidades já é comercializada toda semana na Feira da Agricultura Familiar, com aceitação muito boa entre os clientes. Uma ação que tem mudado e melhorado, na prática, a vida dos quilombolas de Bequimão.

Outros cursos também foram realizados para desenvolver a produção das comunidades quilombolas em diversas áreas.  Em parceria como o IFMA campus Maracanã foi realizado o curso de capacitação sobre Piscicultura. Realizado pela equipe do Núcleo de Maricultura (Numar) em janeiro deste ano (2020), o curso contou com a participação de 22 piscicultores de comunidades quilombolas da região. Entre os temas abordados estava a seleção de área, construção de tanques e viveiros, seleção das espécies para cultivo, manejo de estocagem, qualidade da água e manejo nutricional. 

Outra ação realizada foi o Curso Técnico em Agropecuária pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), em regime de alternância. A Prefeitura de Bequimão é parceira dessa iniciativa com o IFMA Campus Maracanã. Os alunos selecionados são das comunidades quilombolas de Rio Grande e Juraraitá e do povoado Ponta dos Soares.  

Para este ano também estavam previstos cursos de capacitação sobre Avicultura, Processamento de Polpas, Hortaliças, Aquicultura e Produção de Ovos de Galinha Caipira, também em parceria com o IFMA campus Maracanã – São Luís, mas em razão da pandemia do coronavírus, foi adiado.