Ir para conteúdo

Tonho Martins: 80 anos dedicados ao povo e à cultura

O atual secretário de Obras e Infraestrutura, Antônio dos Santos Martins, completou, neste domingo (8), 80 anos de vida. São oito décadas de uma história inteiramente dedicada ao desenvolvimento do município de Bequimão e à família. Tonho, como é carinhosamente chamado pelos amigos e familiares, casou-se com a servidora estadual aposentada, Maria da Conceição Lemos Martins. É pai de 11 filhos, avô de 15 netos e tem dois bisnetos.

Irmão de Juca Martins, o maior líder político da história de Bequimão, Tonho também construiu um grande legado de trabalho e luta em favor do povo bequimãoense. O secretário já foi prefeito (quadriênio 1973-1976), vereador por três mandatos (o último de 2005 a 2008) e chegou a ocupar a cadeira mais importante do Legislativo Bequimãoense, a de presidente da Câmara Municipal de Vereadores.

Tonho constituiu ainda uma linda história de incentivo à cultura local que atravessou gerações. O secretário é um dos fundadores do mais antigo e tradicional grupo cultural em atividade no município: o Bumba-meu-boi Estrela de Bequimão. A manifestação cultural faz parte da memória afetiva de centenas de jovens e adultos bequimãoenses, que levaram o nome da brincadeira típica do município para o Maranhão e para o Brasil.

O candidato a prefeito de Bequimão, João Martins (MDB), sobrinho de Tonho, fez questão de homenagear o tio pelos seus 80 anos. João destacou o que representa a figura de Tonho para a sua formação enquanto ser humano e homem público.

“Uma pessoa que é para mim, depois do meu eterno pai Juca Martins, minha maior referência como homem público. Aos 80 anos, Tonho segue escrevendo sua trajetória irretocável como cidadão e homem público em nosso município, espelho para gerações passadas e atuais, um verdadeiro exemplo a ser seguido. Parabéns, titio Tonho”, parabenizou o candidato a prefeito de Bequimão.

Dono de um jeito simples e bastante reservado, Tonho não tem apenas a admiração da família pela trajetória de vida, mas também o reconhecimento do povo de Bequimão, em face da contribuição dada ao município durante as últimas décadas. O carinho e o respeito são perceptíveis em cada depoimento dos amigos de Tonho, que não lhe economizaram homenagens neste dia tão especial.

“Parabéns, meu querido! Que Deus esteja sempre abençoando sua vida poderosamente, hoje e sempre”, declarou a bequimãoense Anna Ruth Costa. “Parabéns, Tonho, que Papai do Céu derrame chuvas de bênçãos e conceda muitos e muitos anos de vida, saúde, paz e felicidade”, completou Creuza Ferreira.

Categorias

Cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s