Ir para conteúdo

Prefeitura de Bequimão aciona empresa e dialoga com moradores sobre obras

Na manhã desta terça-feira (20), a Prefeitura de Bequimão deslocou representantes da administração municipal para dialogar com moradores das comunidades Boa Vista e Iriritíua, que pediam a retomada dos serviços de recuperação e ampliação da estrada vicinal que dá acesso aos povoados. Também foi acionada a diretoria da empresa responsável pela obra, que explicou como a falta de repasse das verbas pelo governo federal afetou o andamento dos trabalhos.

O empresário Filuca Mendes esclareceu que a União não estava enviando os recursos desse convênio ao município de Bequimão, desde 2019. Somente em agosto de 2020, o governo voltou a repassar a verba e, com isso, foi montado um cronograma de reinício da obra. Isso inclui, ainda, os trechos entre os povoados de Pericumã-Areal e Areal-Monte Alegre.

Essa informação já tinha sido levada aos moradores de Boa Vista e Iriritíua, em reuniões que aconteceram entre o prefeito Zé Martins e uma comissão formada por representantes das duas comunidades. Esses encontros foram intermediados pelos líderes comunitários da região, Jorge Filho e Pinininho. 

Como estavam cientes da situação, tudo leva a crer que o pequeno grupo de manifestantes se deixou levar por uma manobra eleitoreira, cujo intuito era macular, a todo custo, a imagem da gestão que mais já realizou obras em estradas vicinais em toda a história de Bequimão. Essas tentativas de ataque político-eleitoral não estão surtindo efeito, porque a população bequimãoense reconhece a seriedade e o compromisso do prefeito Zé Martins.

Tanto é que, rapidamente, foi desinterditado o trecho onde acontecia a manifestação. No diálogo aberto com as comunidades, ficou acertado que a instalação das bueiras de concreto será retomada na quinta-feira (22). As máquinas que vão concluir a estrada chegarão ao local no sábado (24).

O vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal) e os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Tonho Martins, e de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, representaram a Prefeitura de Bequimão. A pedido do prefeito Zé Martins, eles se deslocaram imediatamente ao local onde estava acontecendo a manifestação e iniciaram a conversa com os moradores.

Saiba mais

A Prefeitura de Bequimão celebrou convênio com a União, em 2017, para recuperação e ampliação de estradas vicinais, nos povoados de Centro dos Câmaras, Santa Flor, Deserto, Pericumã, Marajá, Monte Alegre, Iriritíua, Boa Vista I e II. Em 2018, a empresa vencedora da licitação iniciou os serviços de drenagem e empiçarramento.

Mas o novo governo federal, iniciado em 2019, suspendeu e cancelou mais de 5 mil convênios em todo o país, entre eles o de Bequimão. Em agosto de 2020, o prefeito Zé Martins, com muita dedicação e persistência, conseguiu destravar este convênio. Logo em seguida, os serviços foram iniciados no trajeto Pericumã-Monte Alegre, que já está com 80% dos serviços concluídos. Pelo cronograma da administração municipal, logo em seguida, seriam feitos Iriritíua, Boa Vista I e II, que somam mais de 8km.

Categorias

Obras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s