Saúde

Prefeitura de Bequimão realizará Campanha de Doação de Sangue

Atendimento será feito das 8h às 17h, no Centro de Saúde Santo Antônio.

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a unidade regional do Centro de Hematologia do Maranhão — em Pinheiro, realiza, no próximo dia 15 de outubro, uma nova edição da Campanha de Doação de Sangue, no município. A coleta será feita das 8h às 17h, no Centro de Saúde Santo Antônio, na sede de Bequimão.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar sangue se já tiverem doado antes dessa idade); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); evitar alimentos gordurosos e estar alimentado. Se a doação for após o almoço, aguardar até 2 horas para a realização da coleta.

Foto: Arquivo / Prefeitura de Bequimão

Também é exigida a apresentação de um documento original com foto (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). O documento a ser apresentado no local da doação precisa ser emitido por órgão oficial. Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou em posse de um formulário de autorização para conseguir realizar a doação de sangue.

São impedimentos para a doação: ter idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos; ter peso inferior a 50kg; estar com anemia; estar com hipertensão ou hipotensão arterial; estar com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos; estar com febre; e levar um menor de 13 anos para a doação, sem a presença de um adulto que possa acompanhá-lo após a coleta de sangue.

Triagem

Ao chegarem ao Centro de Saúde Santo Antônio, os voluntários vão ser acolhidos por uma recepcionista e por uma assistente social, responsáveis pelo cadastro de doação. Nessa etapa, os candidatos precisam apresentar um documento oficial de identificação com foto, além de informações de contato, como forma de garantir a comunicação com o Hemonúcleo.

Finalizado o cadastro, os voluntários vão ser encaminhados para a sala de pré-triagem, onde vão passar por exames de verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Já na etapa da triagem clínica, os candidatos vão passar por uma entrevista minuciosa sobre o estado de saúde, para comprovar se, de fato, estão aptos à doação.

Foto: Arquivo / Prefeitura de Bequimão

Caso a doação possa ser feita, só então os doadores vão ser levados até a sala de coleta, onde as técnicas de enfermagem vão realizar a limpeza do braço na região da punção. O material utilizado em cada processo será esterilizado e, depois do uso, descartado, não apresentando nenhum risco para o doador. Além de segura, a coleta é rápida, com duração estimada em 15 minutos.  

Última coleta

Na última edição da campanha realizada em Bequimão, setenta pessoas se dispuseram a doar sangue. Esta é a quinta vez que a equipe do Hemonúcleo de Pinheiro virá ao município. Na primeira campanha, 30 pessoas passaram pela triagem e 23 bolsas foram coletadas; na segunda, 40 pessoas se voluntariaram e 26 bolsas foram coletadas; a terceira contou com a sensibilidade de 40 pessoas e disponibilizou 28 bolsas ao banco de sangue; já a quarta edição garantiu 36 bolsas ao Hemonúcleo.

A previsão é que a equipe do banco de sangue regional se divida em pelo menos quatro setores: recepção, pré-triagem, triagem e sala de doação. Entre os profissionais deslocados pelo Hemonúcleo de Pinheiro para Bequimão devem estar motorista, recepcionista, assistente social, enfermeira, técnicas de enfermagem e um técnico laboratorial, totalizando 12 pessoas na equipe de coleta.

Foto: Arquivo / Prefeitura de Bequimão

0 comentário em “Prefeitura de Bequimão realizará Campanha de Doação de Sangue

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s