A agricultura familiar é uma das principais fontes de renda da população bequimãoense. Por isso, o setor vem recebendo cada vez mais investimentos por parte da Prefeitura de Bequimão, na gestão do prefeito Zé Martins (MDB). Prova disso é que o município produziu 75% a mais ao longo dos últimos sete anos. Nesse período, Bequimão chegou, inclusive, a exportar toneladas de mandioca para fabricação da Magnífica, cerveja produzida e vendida exclusivamente no estado do Maranhão.
Esta semana o prefeito Zé Martins visitou uma das áreas de produção agrícola, no município. Por lá, a terra já está sendo preparada para o plantio. “Intensificamos a preparação do solo, visando a produção da safra 2020/2021. Já prestamos assistência técnica a pelo menos 86 agricultores e agricultoras familiares de Bequimão, por meio do projeto ‘Cinturão Verde'”, informou o prefeito do município.
Os trabalhadores rurais vão produzir mandioca, macaxeira, milho, arroz, feijão, melancia, abóbora, batata doce, hortaliças, entre outros alimentos. As comunidades beneficiadas nesta etapa de preparação do solo são: Vila Betel, Frederico, Ariquipá, Rio Grande, Santa Teresa, Matinha, Paricatiua, Marajá, Pontal, Guaribal e Jacioca. O trabalho vai seguir rumo às demais comunidades de Bequimão, obedecendo ao planejamento feito pela Secretaria Municipal de Agricultura.
Parte da safra 2020/2021 será adquirida pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e distribuída a famílias em situação de vulnerabilidade social. A outra parte da produção será comercializada em feiras e mercados do município. “Esta, sem dúvidas, é uma iniciativa que vai garantir alimentação de qualidade na mesa dos bequimãoenses, proporcionar renda aos trabalhadores rurais do município e movimentar a economia local”, concluiu, otimista, o prefeito Zé Martins.
0 comentário em “Prefeitura de Bequimão intensifica preparação do solo para produção da safra 2020/2021, no município”