Tribuna de Bequimão

Prefeitura de Bequimão entrega 10 kits de recém nascidos para gestantes em comunidades quilombolas

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, entregou, nesta quinta-feira (02), 10 kits de recém nascidos para gestantes de comunidades quilombolas certificadas e em processo de certificação pela Fundação Palmares.

Os kits foram doados pela enfermeira Rayane França, do Centro Municipal de Saúde Santo Antônio. O secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, acompanhado da enfermeira e coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Astrid Petrucya M. Freitas, foi quem entregou o material.

Os kits de recém nascido contêm cobertor, toalha de banho, toalhas de boca, pote de lenço umedecido, camisetinha, meias, calça enxuta e 3 camisetas.

O material foi entregue para as gestantes Ediana Castro Rodrigues e Elinalva D. C. Castro Rodrigues [quilombo Ariquipá], Marisa Cantanhede França [quilombo Mafra], Meirinalva Ferreira Alves [quilombo Águas Belas], Joana Pereira Ferreira [quilombo Santa Tereza], Jaciane Rodrigues Correa e Jaqueline Rodrigues Damascena [quilombo Pericumã], Mirelia Boaz, Paloma Cristina Boaz Rodrigues e Samara Brito [quilombo Marajá].

Para o secretário Rodrigo Martins, ação dessa natureza chega sempre em boa hora para quem tem dificuldades para comprar. “Essa ação garante um direito básico do ser humano, o de ter o que vestir, principalmente nesta fase, em que o bebê precisa de uma vestimenta confortável e limpa. Isso gera satisfação e segurança para a mãe, que neste caso não tem condições financeiras de adquirir roupas para seu filho recém-nascido ou que ainda está por nascer. Além disso, traz dignidade para um novo cidadão que vem ao mundo”, descreveu.

De acordo com a enfermeira e coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Astrid Petrucya Freitas, a Prefeitura de Bequimão realiza o pré-natal, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS/Estratégia Saúde da Família.

Segundo Astrid Freitas, as gestantes são informadas pela equipe que passarão a ser assistidas, mensalmente, durante toda gestação, parto e puerpério. A coordenadora ressaltou, ainda, que a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, libera medicamentos, exames de sangue e ultrassonografia, de forma gratuita, principalmente às gestantes carentes.

0 comentário em “Prefeitura de Bequimão entrega 10 kits de recém nascidos para gestantes em comunidades quilombolas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s