Tribuna de Bequimão

Bequimão celebra aniversário com homenagem às vítimas da Covid-19

O dia 19 de junho de 2020 vai ficar, literalmente, na história de Bequimão. A data em que o município comemora 85 anos foi também marcada pelo isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Nos últimos sete anos, o aniversário da cidade contou com a abertura da festa junina, competições esportivas, gincanas, desfile cívico e inauguração de obras e entrega de veículos. Mas, este ano, tudo mudou. No lugar da multidão que ocupava a Praça da Matriz, o vazio deixado pelas vítimas da Covid-19. A programação festiva deu lugar as homenagens aos bequimãoenses que não resistiram à doença, com a celebração de cerimônia religiosa, em frente à Prefeitura Municipal.

Assim como em todos os anos, o prefeito Zé Martins, acompanhado de secretários municipais, fez o tradicional hasteamento das bandeiras. Desta vez, de forma parcial, em sinal de respeito às famílias enlutadas pela perda de seus entes queridos em meio a pandemia do coronavírus, em Bequimão.

O guarda municipal, Jaildo França, perdeu o pai, Cipriano Boaes, conhecido em Bequimão por Ariado. Durante a cerimônia, ele fez um testemunho emocionado e pediu cautela à população na retomada gradual da rotina. “Eu jamais imaginei que essa pandemia pudesse levar meu pai a óbito. Peço à população do nosso município que se conscientize dessa nova realidade na qual estamos inseridos. Não espere perder um familiar para entender a importância da prevenção. A retomada gradual das atividades, no nosso município, não significa que devemos baixar a guarda, e sim que precisamos estar cada vez mais atentos às normas e condutas para vencer esta guerra contra o coronavírus”, destacou o servidor público.

A diretora do Hospital Municipal Lídia Martins, Jannyslea Matos, falou sobre os desafios da luta contra o coronavírus, nos últimos três meses. “Mesmo com os avanços, o sentimento ainda é de perda, porque, pra nós, todas as vidas importam e já tivemos nove óbitos em nosso município. Acompanhamos cada um deles nesse processo de luta pela vida, bem como continuamos prestando assistência a toda a nossa população. Sentimos muito pelas perdas e nos solidarizamos com cada família. Mas hoje, dia do aniversário de Bequimão, precisamos trazer um pouco de esperança para nossa população. O Hospital Lídia Martins está há uma semana sem internação de pacientes com Covid-19. Esse dado animador é fruto de muito trabalho das nossas equipes de saúde, através da colaboração entre os profissionais, visitas em domicílio e conscientização da população. Recomendamos às pessoas o cumprimento do isolamento social, caso não precisem sair de casa. E, se saírem, que sigam o protocolo de prevenção, amplamente divulgado nos principais canais de comunicação da Prefeitura de Bequimão. Trabalhamos em regime de colaboração e o resultado depende também da ajuda de cada bequimãoense”, afirmou a diretora.

Sidney Bouéres também destacou a luta contra o coronavírus e parabenizou Bequimão pelos seus 85 anos. “Comemorar a emancipação política de Bequimão é sempre uma alegria. Temos o privilégio de sermos filhos de uma cidade hospitaleira, alegre e de um povo muito feliz. Mas, infelizmente, estamos passando por um momento difícil, que é esta pandemia causada pelo novo coronavírus. Todas as medidas que competem ao Executivo Municipal estão sendo tomadas. A gestão do prefeito Zé Martins é extremamente comprometida com a saúde dos bequimãoenses e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse o secretário.

Para o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Magal, o município realiza mais um aniversário celebrando avanços, mesmo com o advento da pandemia. “ É um ano atípico, com uma pandemia que está assolando o planeta. Mas Deus tem nos dado sabedoria para elaborar estratégias e conduzir essa situação da melhor forma possível, cuidando das pessoas com responsabilidade. Não podemos retroceder no combate à pandemia. Todos devem continuar respeitando as medidas sanitárias disponíveis no protocolo da OMS [Organização Mundial da Saúde], para que tenhamos condições de voltar à normalidade com segurança”, enfatizou Magal.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

O prefeito Zé Martins detalhou as ações de prevenção e combate ao coronavírus. E, na oportunidade, também fez agradecimentos aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Por fim, o prefeito de Bequimão garantiu que o município vai continuar envidando todos os esforços necessários para salvar vidas. “As ações de prevenção e combate ao coronavírus estão sendo intensificadas em todo o município para garantir resultados satisfatórios na batalha contra a Covid-19. Investimos em melhorias na infraestrutura do Hospital Lídia Martins e fizemos ampliação da oferta de leitos exclusivos para a Covid-19; adquirimos testes, medicamentos e também equipamentos de proteção individual; implantamos o serviço de telemonitoramento e monitoramento domiciliar de pacientes; editamos decretos para regular a circulação de pessoas e veículos no município; implantamos barreiras sanitárias nos principais acessos à cidade; intensificamos as campanhas de conscientização da população na internet, nas ruas e na rádio; entre tantas outras ações. Não vamos parar. O trabalho vai continuar para proteger e garantir a saúde da nossa população”, finalizou o prefeito.

Também estiveram presentes na cerimônia religiosa em memória das vítimas da Covid-19 os secretários Zé Orlando Ferreira (Administração e Transporte), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Josmael Castro (Assistência Social), Rodrigo Martins (Cultura e Promoção da Igualdade Racial), Otoniel Gusmão (Segurança), Creuber Pereira (Agricultura e Pesca), Ademar Costa (Industria e Comércio), além de servidores públicos do município.

Imagens: Rodiney Luciano

0 comentário em “Bequimão celebra aniversário com homenagem às vítimas da Covid-19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s