Tribuna de Bequimão

Prefeitura de Bequimão amplia oferta de leitos exclusivos para tratar Covid-19

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ampliou em 43% o número de leitos destinados exclusivamente à internação por Covid-19, no Hospital Municipal Lídia Martins. Com a abertura de três novas vagas, subiu para dez a quantidade de leitos reservados ao tratamento de pacientes acometidos pela doença.

A expansão da ala de internação é mais um importante esforço do prefeito Zé Martins para garantir assistência de qualidade aos bequimãoenses, durante a pandemia. Também já foram feitos outros investimentos em estrutura, equipamentos de proteção, medicamentos e contratação de novos profissionais de saúde, para auxiliar na luta contra o coronavírus.

“Toda assistência que estamos dando à nossa população é reflexo de um trabalho sério, que vem sendo conduzido de maneira responsável pelo comitê de gerenciamento da crise sanitária no nosso município. Antes de registrar o primeiro caso de coronavirus, começamos a planejar e pôr em prática ações que vão desde a prevenção até o tratamento e acompanhamento das pessoas infectadas”, explicou o prefeito Zé Martins.

O trabalho preventivo também faz parte dos esforços para aumentar a disponibilidade de leitos para tratar a Covid-19 e vem sendo paralelamente potencializado pela Semus. Diariamente, uma equipe volante visita as pessoas que apresentam sintomas. Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (antigo PSF) também realizam visitas domiciliares em comunidades mais afastadas da sede do município e intensificam a assistência aos moradores, em especial a idosos e acamados. Os acompanhamentos são feitos, ainda, por telemonitoramento.

A estratégia vem dando certo. Desde que foi implantada, o município alcançou um número expressivo de pacientes recuperados da Covid-19. Em menos de um mês, 67 das 106 pessoas confirmadas com a doença já estavam curadas. O período analisado corresponde ao intervalo do dia 6 de maio, quando houve os três primeiros registros de cura, até 2 de junho, data do último registro de recuperação.

É importante salientar que grande parte desses pacientes conseguiu se recuperar em casa, respeitando o isolamento social e seguindo rigorosamente o protocolo de tratamento da Covid-19. A intervenção eficaz só foi possível devido ao empenho e versatilidade da Prefeitura de Bequimão, no processo de aquisição e distribuição dos medicamentos recomendados pelo Ministério da Saúde (MS).

Associada à estratégia de combate precoce à Covid-19, a instalação dos novos leitos exclusivos representa, portanto, um fôlego para o sistema municipal de saúde, possibilitando a internação de mais pacientes com a doença em estágio avançado. Mas esse investimento, em hipótese alguma, deve servir de pretexto para o descuido. É o que afirma o prefeito de Bequimão, ao defender a manutenção das medidas de prevenção, mesmo com uma futura retomada da rotina na cidade.

“Estamos estudando a retomada gradual da rotina em Bequimão e, dentro dos próximos dias, vamos anunciar novas medidas de prevenção e combate ao coronavírus. É importante destacar que essa retomada precisa ocorrer de forma responsável. Todos os esforços que fizemos até aqui e vamos continuar fazendo em prol da vida de cada bequimãoense não podem ser em vão. E a população tem papel fundamental nesta luta para preservar vidas. Portanto, redobrem os cuidados com a higiene e só saiam de casa se realmente for necessário. O distanciamento continua sendo a única arma capaz de frear a disseminação do vírus”, concluiu Zé Martins.

0 comentário em “Prefeitura de Bequimão amplia oferta de leitos exclusivos para tratar Covid-19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s