Tribuna de Bequimão

Coronavírus: Câmara de Vereadores aprova decreto do prefeito Zé Martins que institui estado de calamidade

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, o decreto encaminhado pelo prefeito Zé Martins declarando o estado de calamidade pública em decorrência dos efeitos da pandemia do coronavírus, no município de Bequimão. A situação foi reconhecida nesta quarta-feira (13), em sessão realizada por videoconferência. Participaram do ato os vereadores Valmir (presidente), Fredson (vice), professor Zeca (1° Secretário), Amarildo (2° Secretário), Raquel, Vadico do Areal, Preta de Barbosa, Thiago Almeida, Valdinor e Vetinho.

De acordo com o decreto n° 003/2020, “fica decretado estado de calamidade pública no âmbito do Município de Bequimão, para os fins exclusivos de prevenção, contenção e enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), nos termos da Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE)”. Também foram mantidas todas as medidas já estipuladas pela Prefeitura de Bequimão, voltadas ao enfrentamento ao coronavírus.

O estado de calamidade pública pode ser decretado por autoridades municipais ou estaduais em situações anormais, motivadas por desastres (naturais ou provocados) e que causam sérios danos à comunidade, pondo em risco a vida da população. É necessário que haja ao menos dois entre três tipos de prejuízos para que a situação se enquadre dentro do estado de calamidade: danos humanos, materiais ou ambientais. Por fim, o decreto precisa ser reconhecido pelo governo federal para que o ente afetado receba recursos necessários para sobreviver às situações adversas.

0 comentário em “Coronavírus: Câmara de Vereadores aprova decreto do prefeito Zé Martins que institui estado de calamidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s