Tribuna de Bequimão

Prefeitura de Bequimão emite comunicado sobre prevenção ao coronavírus

Comunicado esclarece medidas de prevenção à pandemia (Foto: Divulgação / Semus)

A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), emitiu comunicado nesta quinta-feira (19), informando que todas as unidades e postos de saúde do município estão funcionando normalmente. A mensagem diz que o decreto de prevenção ao coronavírus, publicado pelo prefeito Zé Martins na última terça-feira (17), reforça o compromisso do poder público local com a saúde da população bequimãoense. Para isso, dentre outras medidas, foram sustadas, por tempo indeterminado, licenças e férias dos servidores do setor no município.

Contudo, a Semus afirma que é importante reforçar recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, para que essas unidades sejam capazes de atender possíveis casos de Covid-19. Por isso, num primeiro momento, orientou que busquem atendimento médico somente os pacientes que apresentarem, simultaneamente, sintomas severos da doença, como febre, tosse e falta de ar. Além do Hospital Lídia Martins e do Centro de Saúde Santo Antônio, na sede, Bequimão conta com Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estrategicamente localizadas em comunidades da zona rural do município: Bebedouro, Macajubal, Pontal, Jacioca, Mojó, Quindiua, Paricatiua e Santana.

Recomendações podem ajudar a evitar contágio (Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão)

De posse das orientações e zelando pelo cumprimento de cada uma delas, os usuários do sistema municipal de saúde contribuem para que as equipes médicas prestem o auxílio imediato a prováveis casos que requeiram maior atenção. A atitude pode evitar aglomerações no ambiente hospitalar e reduzir significativamente os riscos de contágio e disseminação do vírus, caso ele chegue ao município.

No comunicado, a Semus acrescenta, ainda, que não há motivos para pânico, e sim que é tempo de “redobrar a atenção, agindo com cautela e preventivamente”. “O Estado do Maranhão, até o momento, não possui casos confirmados de coronavírus”, lembra o informe. Quem possui sintomas isolados como febre, garganta inflamada ou dor no corpo “deve permanecer em casa e entrar em contato com o Disque Saúde (136)”, orienta em seguida. Por fim, a Semus pede a “compreensão de todos” e afirma que ela “é fundamental para superar, com segurança, a pandemia do coronavírus”.

Município altera rotina para evitar coronavírus (Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão)

0 comentário em “Prefeitura de Bequimão emite comunicado sobre prevenção ao coronavírus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s