Tribuna de Bequimão

Prefeitura de Bequimão avança na implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu famílias das comunidades quilombolas Santa Tereza e Rio Grande, no dia 09 de março, para viabilizar a implantação de um novo grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na reunião, os profissionais do município orientaram as famílias sobre a oferta do serviço.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem o objetivo de realizar atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Além de orientar as famílias sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Bequimão orientaram e realizaram inscrições dos novos usuários.

O QUE É SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço de Proteção Social Básica do SUAS, que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

0 comentário em “Prefeitura de Bequimão avança na implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s