Tribuna de Bequimão

João Martins assume presidência do Fórum da Baixada Maranhense e planeja agenda inovadora para a região

O bequimãoense João Martins, eleito presidente do Fórum da Baixada Maranhense (FDBM), no último sábado (28), assumiu a dianteira da entidade com planos de impulsionar uma agenda transformadora de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade na região. Sua experiência à frente de importantes instituições, como o Sebrae/MA e a 8ª Superintendência Regional da Codevasf, contribuirá para a interlocução com órgãos que podem trazer benefícios aos municípios da Baixada e do Litoral Ocidental.

A necessidade de investimentos em infraestrutura hídrica é uma das prioridades enumeradas pelo novo presidente do FDBM. “Considerando os períodos intercalados de cheias e estiagem frequentes na região, teremos uma atenção especial com os investimentos em barragens, canais e açudes. Também vamos acompanhar o projeto dos Diques da Baixada, obra do Ministério do Desenvolvimento Regional, sob a responsabilidade da Codevasf no Maranhão”, elencou João Martins, ao citar os desafios de sua gestão.

Também está previsto o levantamento de projetos estruturantes que estejam em andamento nos municípios abrangidos pelo fórum, como ponto inicial para outras parcerias. “Vamos buscar os projetos executados pelas esferas federal, estadual, municipal ou na iniciativa privada, para que possamos estabelecer parcerias propositivas enquanto órgão consultivo, atuando na interlocução com o poder público, os movimentos sociais e os empreendedores da região. Nosso objetivo é fazer convergir as políticas públicas com as demandas prioritárias dos municípios”, afirmou o presidente.

Para esse trabalho, ele somará esforços com uma equipe de perfil técnico e acadêmico, formada pelos membros a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, no biênio 2019-2021. Na eleição realizada no Espaço Cultural da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI), em São Luís, ficou ainda definido que os ex-presidentes Flávio Braga e Ana Creusa permanecem ligados à gestão do fórum, como presidentes de honra.

“Juntos, pretendemos provocar o espírito criativo, resiliente e de superação do cidadão baixadeiro, para trabalharmos uma proposta de transformação pela inovação, pelo empreendedorismo e com projetos sustentáveis. Queremos resgatar o protagonismo do Fórum da Baixada Maranhense nas discussões e debates que permeiam o processo de desenvolvimento sustentável da região”, garantiu João Martins.

O Fórum da Baixada Maranhense é um órgão da sociedade civil organizada, com a função de promover consultas e debates, levantar demandas e articular investimentos para a região. Criada em 2015, a entidade possui cinco linhas de atuação com o propósito de impactar no desenvolvimento regional: Diques da Baixada, Academias na Baixada; Empreendedorismo na Baixada, Turismo na Baixada e Apoio Institucional.

Nas gestões anteriores, foi instituído o Selo Editorial FDBM, com lançamento de cinco livros: Ecos da Baixada; Serões na Baixada do Maranhão; Na Asa de um Colibri; 2ª Edição de Curiosidades Históricas de Peri-Mirim e 2ª edição do Dicionário do Baixadês. Também já foram implantados, com apoio do fórum, o Bosque de Paricás, no povoado Paricatiua, em Bequimão, e a Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras – AMCAL, projeto voltado ao auxílio de estudiosos e artistas do município.

João Martins acompanhado dos novos vice-presidentes e dos presidentes de honra do FDBM

Nova projeção para Bequimão

Com os cargos já ocupados por João Martins, em órgãos de abrangência estadual, o município de Bequimão passou a figurar como município de referência na articulação de políticas para o desenvolvimento da região. Essa nova projeção também é fruto do papel que vem ocupando o prefeito Zé Martins nas parcerias estabelecidas com instituições e com outras prefeituras da Baixada e do Litoral Ocidental.

Além da habilidade para transitar entre políticos, empresários, pequenos produtores e nos diversos grupos sociais, João Martins é reconhecido por sua competência técnica e gerencial. Ele é formado em Medicina Veterinária, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Ribeirão Preto, e em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Fez uma formação em Liderança, com ênfase em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Católica de Milão, na Itália. No Fórum da Baixada Maranhense, já exerceu o cargo de presidente de honra e é membro-fundador do órgão.

Diretoria

A 3ª diretoria do FDBM é formada por: Presidente: João Batista Martins; 1º Vice-Presidente: Expedito Nunes Moraes; 2º Vice-Presidente: Antônio Lobato Valente; Presidente de Honra: Wewman Flávio Andrade Braga; Presidente de Honra: Ana Creusa Martins dos Santos; 1º Secretário: David Dérik Aguiar Cutrim; 2º Secretário: Alexandre Ayrton Muniz de Abreu; 1ª  Tesoureira: Estela Cristina Lima Ribeiro Ferreira; 2ª Tesoureira: Deuzenir Costa Carneiro Szekeresh. Membros Efetivos do Conselho Fiscal: 1) Jaílson Mendes Mota; 2) joão Muniz Silveira e 3) José Ribamar Gusmão Araújo. e Membros Suplentes do Conselho Fiscal: 1) Flaviomiro Silva Mendonça; 2) João Carlos da Silva Costa Leite e 3)Marlilde Mendonça Abreu.

Nova diretoria do Fórum da Baixada Maranhense

0 comentário em “João Martins assume presidência do Fórum da Baixada Maranhense e planeja agenda inovadora para a região

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s