Tribuna de Bequimão

Ação em bosque do Paricatíua quer preservar crescimento de Paricás e resgatar a história do lugar

O Bosque dos Paricás, em Paricatíua, já não é mais o mesmo desde o último fim de semana. Jovens da Igreja Assembleia de Deus e da Igreja Católica do povoado fizeram um trabalho voluntário de limpeza do local. Também participaram dessa ação o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Juva); o presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), João Martins; o secretário de Obras e Infraestrutura, Tonho Martins; o secretário de Indústria e Comércio, Ademar Costa; o líder comunitário, Jorge Filho; e estudantes e professores da Unidade Integrada Paricatiua (UIP).

O Bosque dos Paricás faz parte do projeto “Paricás em Paricatíua: um sonho possível”, idealizado pelo professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Laboratório do Semiárido (LabSar), José de Jesus Lemos, natural do povoado. O presidente do FDBM, João Martins, explicou que o plantio de 200 mudas da espécie, realizado em janeiro, devolveu à comunidade um pedaço de sua história, visto que o próprio nome Paricatiua tem sua origem ligada a essa espécie de planta.

Dotada de uma beleza imponente, principalmente na época da floração, a árvore foi desaparecendo e o amarelo de suas flores se perdendo em meio à paisagem. Nem mesmo a grandiosidade dos seus 30 metros de altura foi capaz de explicar esse mistério aos moradores. O que se sabe é que a sua madeira leve pode dar forma a compensados e laminados, usados na fabricação de móveis e canoas. Uma atividade que, se depender dos voluntários, vai precisar de outra matéria prima para garantir sua subsistência. É que, com a implantação e agora limpeza do Bosque, a palavra de ordem é uma só: preservar. Atitude que vai ajudar a manter vivo o sonho do professor José Lemos e de tantos outros filhos da terra, que guardam em memórias afetivas o valor simbólico do Paricá.

0 comentário em “Ação em bosque do Paricatíua quer preservar crescimento de Paricás e resgatar a história do lugar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s