Tribuna de Bequimão

PREFEITURA DE BEQUIMÃO INICIA SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL

Com o objetivo de identificar no município de Bequimão a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras situações de risco e vulnerabilidade social foi iniciada o Serviço Especializado de Abordagem Social – SEAS.

O SEAS é um serviço socioassistencial de média complexidade desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, equipamento ligado à Secretaria de Assistência Social de Bequimão.

O SEAS oferta os seguintes serviços: deslocamento da equipe para conhecimento do território; Informação, comunicação e defesa de direitos dos usuários; escuta dos usuários; encaminhamento para a rede de serviços locais; articulação com a rede de serviços socioassistenciais; articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; articulação interinstitucional com os órgãos do sistema de garantia de direitos e elaboração de relatórios.

As definições das áreas onde serão realizadas as abordagens do Serviço Especializado em Abordagem Social surgem a partir do conhecimento prévio dos técnicos do serviço e de denúncias ou solicitações da população.

Na manhã desta sexta-feira (24), a equipe de abordagem visitou famílias em situação de risco e vulnerabilidade social; idosos em situação de abandono; crianças em situação de trabalho infantil; pontos estratégicos como rodoviária e cais do porto. Após as intervenções de acolhimento e orientação foram realizados os encaminhamentos necessários para a rede de serviços públicos.

0 comentário em “PREFEITURA DE BEQUIMÃO INICIA SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s