Tribuna de Bequimão

Colaboradores do Sebrae recebem reconhecimento da Câmara Municipal de Pinheiro

Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, ao lado da gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.


Os títulos são um reconhecimento ao trabalho que ambos realizam na região em apoio e fomento a economia local, sobretudo ao empreendedorismo.

 

A Câmara de Vereadores de Pinheiro homenageou na noite da última quinta-feira (13), em sessão solene realizada no auditório do centro cultural José Sarney, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, com a entrega oficial do Título de Cidadão Pinheirense e a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, com o título de honra ao mérito.

Os títulos de autoria dos vereadores Alessandro Montenegro e Elizeu de “Tantan”, presidente da Câmara Municipal, é um reconhecimento ao trabalho que o diretor superintendente e a gerente regional tem realizado na região em apoio e fomento à economia local, sobretudo ao empreendedorismo, não apenas em Pinheiro, mas em toda a região da Baixada e do Litoral Ocidental.

“A frente da superintendência do Sebrae, João Martins contribuiu de maneira exponencial para o desenvolvimento do empreendedorismo nesta cidade, por isso, esse reconhecimento, tornando-o cidadão pinheirense de fato e de direito”, destacou Elizeu.

Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, foi um dos oradores da noite de homenagem.

Natural de Bequimão, João Martins é médico veterinário formado pela Universidade Estadual do Maranhão, com pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável, pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura), e em Saúde Pública pela UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto). Também possui formação em Inteligência Competitiva e participou do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças, na Universidade Católica de Milão, na Itália.

Funcionário de carreira do Sebrae há cerca de 10 anos, antes de ocupar a superintendência, o mais alto cargo executivo da instituição, João Martins exerceu a gerência da unidade de monitoramento e projetos especiais, coordenou as ações do Programa de Promoção e Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais do Maranhão e do Projeto de Implantação da GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados); além de coordenar as metas mobilizadoras da instituição no estado e gerenciar o Laboratório de Empreendedorismo Rural do AMAZONTECH, realizado pelo SEBRAE Maranhão em 2007.

Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, recebe o Título de Cidadão Pinheirense das mãos do vereador Elizeu de “Tantan” e do prefeito de Pinheiro, João Luciano.

João Martins também foi o primeiro superintendente da 8ª Superintendência Regional da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, Parnaíba¸ Itapecuru e Mearim – no Maranhão, dirigindo o órgão de 2012 a 2014, e sendo o responsável pela implantação e ampliação do Programa Água para Todos no estado.

E antes disso, foi ainda Diretor do Departamento de Pecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Maranhão (SEDAGRO) e Coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do Centro de Lançamento de Alcântara, vinculado ao Ministério da Aeronáutica.

“Agradeço a todos os senhores vereadores por me concederem esse título, especialmente ao presidente da Câmara, vereador Elizeu de “Tantan”, que propôs a matéria. Um título que me orgulha não só por reconhecer minha biografia, como também e, principalmente, pelo reconhecimento ao trabalho realizado à frente da instituição que represento e que tem uma missão que acredito que é a solução, não só para Baixada Maranhense, mas para todo o Brasil: o empreendedorismo”, disse João Martins, em seu discurso de agradecimento.

A também homenageada Graça Fernandes é pinheirense, formada em economia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com MBA em Gerência de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Gerência Empresarial, pela Universidade Salgado Filho. É Coaching pelo instituto Arline Davis Master Trainer e Lider formada pelo programa Liderança para o Desenvolvimento Regional do Sebrae, realizado na região do litoral ocidental maranhense.

A gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, recebe seu título de honra ao mérito das mãos do vereador Alessandro Montenegro.

Graça Fernandes é casada, mãe de um filho e funcionária de carreira do Sebrae há mais de 30 anos. Graça foi gestora nacional do programa APRISCO, importante ferramenta para o desenvolvimento da cadeia de ovinos e caprinos no estado do Maranhão. Em 2004foi promovida a Gerente Regional da unidade do Sebrae em Chapadinha, onde recebeu a missão de fundar a unidade local, recebendo em 2009 um novo desafio, gerenciar a unidade regional do Sebrae em Bacabal, uma das maiores cidades do Maranhão. Em 2017, aceitou o convite e retornou a sua cidade natal com a missão de impulsionar a unidade regional de Pinheiro.

“Para mim é um momento de gratidão e muita felicidade, mas sobretudo de reconhecimento do trabalho ao qual me dedico todos os dias sempre dando o meu melhor em prol do empreendedorismo, tendo a felicidade de poder fazer isso agora em minha terra natal. Meu muito obrigada a todos os vereadores e em especial ao vereador Alessandro Montenegro pela homenagem que guardarei com muito carinho e orgulho”, disse Fernandes.

0 comentário em “Colaboradores do Sebrae recebem reconhecimento da Câmara Municipal de Pinheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s