Tribuna de Bequimão

Sebrae realiza dia 20 aula inaugural de curso para pessoas com Síndrome de Down

Capacitação vai treinar jovens a partir de 16 anos para atendimento ao público com objetivo de inseri-los no mercado de trabalho.

 

O Sebrae no Maranhão realiza este mês a sua primeira turma de capacitação ‘customizada’ para um público específico com o curso “Atendimento ao Público: Orientando Pessoas com Síndrome de Down para Atender Bem”. A ideia é promover a inserção no mercado de trabalho de jovens a partir de 16 anos, apresentando-lhes, ainda, noções de empreendedorismo. A aula inaugural está agendada para o dia 20, na sede do Sebrae, em São Luís, e a capacitação acontece de 25 de setembro a 30 de outubro.

Durante a solenidade de lançamento do curso, que aconteceu na tarde de hoje, 5, no auditório Armando Gaspar, do Sebrae Jaracaty, estiveram presentes representantes de entidades que trabalham com pessoas com deficiências e patologias na capital e potenciais alunos do curso, acompanhados pelos seus pais. A ação do Sebrae é coordenada pela sua área de Educação Empreendedora e cumpre uma solicitação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão à instituição.

“Nos sentimos muito gratos por esta proposta lançada pela Defensoria Pública, na pessoa do defensor Benito Pereira, do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde. Esta é a primeira capacitação que o Sebrae realizará para o público com deficiência e que se apresenta como um novo desafio institucional para fomentar o empreendedorismo como mecanismo de inclusão socioeconômica dessas pessoas”, apontou o diretor superintendente do Sebrae estadual, João Martins

A programação do lançamento do curso contou com a palestra motivacional “Coragem – Agir com o Coração”, ministrada pela assessora especial da Diretoria Executiva, Miosótis Lúcio e a apresentação do escopo do curso, realizada pela consultora do Sebrae, Suelda Arruda.

Metodologia vivencial

O curso “Atendimento ao Público: Orientando Pessoas com Síndrome de Down” tem metodologia vivencial e participativa, por meio de jogos, situações simuladas e das experiências advindas das atividades, onde são retirados os conceitos e os conhecimentos objetivados, além de momentos expositivos, de reflexão e de exibição de vídeos.

A capacitação será realizada na sede do Sebrae em São Luís (Jaracaty) e contará com dez encontros de três horas cada, às terças e quintas, onde serão abordadas temáticas como relações interpessoais; autoconhecimento, autoestima e autoconfiança; quem é o seu público e como encantá-lo; hábitos do trabalho (pontualidade, responsabilidade, hierarquia, higiene e rotina); dimensão de espaço, noções de direção e palavras mágicas; comunicação, linguagem corporal e alegria no atendimento; belezas de São Luís e incentivando o trabalho em equipe.

“Quando a Defensoria Pública nos demandou um produto voltado para pessoas com deficiência, fomos buscar no Sistema Sebrae se alguma unidade federada teria uma metodologia similar e, para a nossa satisfação, encontramos no Sebrae Alagoas um projeto piloto voltado para pessoas com Síndrome de Down. Imediatamente, fomos conferir o curso sendo aplicado e já agendamos o repasse metodológico, que aconteceu em maio deste ano onde, além de técnicos e consultores da casa, foram convidados alguns pais e entidades que trabalham com este público, como o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia aos quais consideramos, hoje, grandes parceiros”, explicou o diretor superintendente João Martins.

Ganho social

Para Luciane Belo, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), o olhar inclusivo do Sebrae com esta ação merece todo o mérito e o apoio das entidades e instituições que trabalham pela causa das pessoas com deficiência.

“Esse projeto tende a ser pioneiro e de grande repercussão social quando ajuda na inclusão das pessoas com deficiência e, principalmente, ensina às demais a compreenderem e vivenciarem a diversidade, a terem mais tolerância umas com as outras, mostrando que cada um tem um limite que precisa ser respeitado. Como mãe de um rapaz com deficiência e que trabalha comigo, só tenho a expressar a minha alegria com essa ação acertiva do Sebrae ao ofertar esta qualificação que vai desenvolver as habilidades das pessoas com Down e fazer a diferença na sua inclusão social”, acredita a promotora.

Até o dia 19 de setembro acontecem as entrevistas aos interessados na capacitação e que estejam dentro dos critérios, como idade, escolaridade e outros compromissos que devem ser pactuados com os pais e responsáveis. “No dia 20, teremos a aula inaugural com a presença dos alunos e dos pais. De 25 de setembro a 30 de outubro serão as aulas somente com os alunos”, informa Raíssa Amaral, coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão, destacando que mais informações podem ser obtidas com a gestora da ação, Maria José Lima, na Unidade de Atendimento do Sebrae Jaracaty ou pelo telefone (98) 3216-6144 ou (98) 98111-7570.

0 comentário em “Sebrae realiza dia 20 aula inaugural de curso para pessoas com Síndrome de Down

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s