Capacitação vai treinar jovens a partir de 16 anos para atendimento ao público com objetivo de inseri-los no mercado de trabalho.
Durante a solenidade de lançamento do curso, que aconteceu na tarde de hoje, 5, no auditório Armando Gaspar, do Sebrae Jaracaty, estiveram presentes representantes de entidades que trabalham com pessoas com deficiências e patologias na capital e potenciais alunos do curso, acompanhados pelos seus pais. A ação do Sebrae é coordenada pela sua área de Educação Empreendedora e cumpre uma solicitação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão à instituição.
“Nos sentimos muito gratos por esta proposta lançada pela Defensoria Pública, na pessoa do defensor Benito Pereira, do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde. Esta é a primeira capacitação que o Sebrae realizará para o público com deficiência e que se apresenta como um novo desafio institucional para fomentar o empreendedorismo como mecanismo de inclusão socioeconômica dessas pessoas”, apontou o diretor superintendente do Sebrae estadual, João Martins
A programação do lançamento do curso contou com a palestra motivacional “Coragem – Agir com o Coração”, ministrada pela assessora especial da Diretoria Executiva, Miosótis Lúcio e a apresentação do escopo do curso, realizada pela consultora do Sebrae, Suelda Arruda.
Metodologia vivencial
O curso “Atendimento ao Público: Orientando Pessoas com Síndrome de Down” tem metodologia vivencial e participativa, por meio de jogos, situações simuladas e das experiências advindas das atividades, onde são retirados os conceitos e os conhecimentos objetivados, além de momentos expositivos, de reflexão e de exibição de vídeos.
A capacitação será realizada na sede do Sebrae em São Luís (Jaracaty) e contará com dez encontros de três horas cada, às terças e quintas, onde serão abordadas temáticas como relações interpessoais; autoconhecimento, autoestima e autoconfiança; quem é o seu público e como encantá-lo; hábitos do trabalho (pontualidade, responsabilidade, hierarquia, higiene e rotina); dimensão de espaço, noções de direção e palavras mágicas; comunicação, linguagem corporal e alegria no atendimento; belezas de São Luís e incentivando o trabalho em equipe.
“Quando a Defensoria Pública nos demandou um produto voltado para pessoas com deficiência, fomos buscar no Sistema Sebrae se alguma unidade federada teria uma metodologia similar e, para a nossa satisfação, encontramos no Sebrae Alagoas um projeto piloto voltado para pessoas com Síndrome de Down. Imediatamente, fomos conferir o curso sendo aplicado e já agendamos o repasse metodológico, que aconteceu em maio deste ano onde, além de técnicos e consultores da casa, foram convidados alguns pais e entidades que trabalham com este público, como o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia aos quais consideramos, hoje, grandes parceiros”, explicou o diretor superintendente João Martins.
Ganho social
Para Luciane Belo, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), o olhar inclusivo do Sebrae com esta ação merece todo o mérito e o apoio das entidades e instituições que trabalham pela causa das pessoas com deficiência.
“Esse projeto tende a ser pioneiro e de grande repercussão social quando ajuda na inclusão das pessoas com deficiência e, principalmente, ensina às demais a compreenderem e vivenciarem a diversidade, a terem mais tolerância umas com as outras, mostrando que cada um tem um limite que precisa ser respeitado. Como mãe de um rapaz com deficiência e que trabalha comigo, só tenho a expressar a minha alegria com essa ação acertiva do Sebrae ao ofertar esta qualificação que vai desenvolver as habilidades das pessoas com Down e fazer a diferença na sua inclusão social”, acredita a promotora.
Até o dia 19 de setembro acontecem as entrevistas aos interessados na capacitação e que estejam dentro dos critérios, como idade, escolaridade e outros compromissos que devem ser pactuados com os pais e responsáveis. “No dia 20, teremos a aula inaugural com a presença dos alunos e dos pais. De 25 de setembro a 30 de outubro serão as aulas somente com os alunos”, informa Raíssa Amaral, coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão, destacando que mais informações podem ser obtidas com a gestora da ação, Maria José Lima, na Unidade de Atendimento do Sebrae Jaracaty ou pelo telefone (98) 3216-6144 ou (98) 98111-7570.
0 comentário em “Sebrae realiza dia 20 aula inaugural de curso para pessoas com Síndrome de Down”