Tribuna de Bequimão

Gravações de Rios Maranhenses começam dia 12 de junho

Série contará com 16 episódios e terá como âncora o famoso fotógrafo de natureza Eduardo Moody; produção é do grupo baiano Tem Dendê e recebe apoio do Sebrae estadual.

 

Uma radiografia de histórias dos nossos ribeirinhos passará a ser registrada a partir do dia 12 de junho, quando a equipe da Tem Dendê Produções inicia as gravações da série Rios Maranhenses, um dos três projetos da produtora baiana que tem o Maranhão como cenário ou parte dele. A série traz como âncora o famoso fotógrafo de natureza Eduardo Moody que incursionará pelas principais bacias hidrográficas do Maranhão. Mostrando nossas belezas naturais e a vida que corre pelos leitos de rios como Munim, Itapecuru, Parnaíba, Mearim, Pindaré, Pericumã, Gurupi, Tocantins, Grajaú e Balsas.

Além dos rios – da nascente à foz, a série mostrará os lagos da Baixada Maranhense, as lagoas dos Lençóis, o Delta do Parnaíba, ilhas e praias das Baías de São Marcos, São José e Cumã e as cidades que nasceram no entorno das águas das principais bacias que representam mais de 60% do território maranhense, com sua gente, a riqueza de suas crenças e a peculiaridades de suas histórias. As gravações se darão em três etapas, onde a primeira começa em junho e as demais em agosto e setembro.

As primeiras tomadas iniciam por Conceição do Lago Açu, passando por Penalva, onde as gravações acontecem no Lago Formoso e Ilha Flutuante, seguindo para Viana em direção a Pinheiro, na região da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, onde gravam em Guimarães e de lá seguem para Alcântara e São Luís.

A tomadas da primeira etapa de gravações da série finalizam em Barreirinhas , nos Lençóis Maranhenses, passando antes pela Ilha de São Luís e Baías de São Marcos e São José, com locações no Centro Histórico e o cenário junino que já descortina aos ludovicenses, Porto do Itaqui, Terminal da Ponta da Madeira, Praias de Juçatuba e Guarapiranga.

Parceria do Sebrae

Reforçando a parceria às produções da TemDendê no Maranhão, o Sebrae está engajado no projeto da série Rios Maranhenses e participou da construção do roteiro de gravações desde o início, engajando ainda outros parceiros institucionais. “Cremos que a cooperação será a grande chave para o sucesso desse trabalho e para que a série seja exitosa no sentido de mostrar as nossas belezas naturais e as ricas histórias das comunidades ribeirinhas”, releva o diretor superintendente da instituição no estado, João Martins, destacando que as unidades regionais do Sebrae em Bacabal, Santa Inês, Pinheiro, São Luís e Lençóis Munim estarão ajudando na logística dessa primeira etapa das gravações.

“Porém, todas as demais unidades participarão deste belo projeto, já que o mesmo irá retratar a vida dos ribeirinhos e o contexto histórico e cultural da gente de cada lugar, desde à nascente até a foz dos nossos principais rios. O Maranhão é abençoado por bacias hidrográficas que foram e continuam sendo importantes no desenvolvimento econômico do nosso estado”, reforça Martins que participou, há poucos dias, da última reunião para discutir o roteiro e a logítica das gravações com a equipe da produtora bahiana. “Nos sentimos honrados em participar de maneira tão próxima da construção desta série”, completou.

0 comentário em “Gravações de Rios Maranhenses começam dia 12 de junho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s