Tribuna de Bequimão

Sebrae firma parceria com produtora baiana para divulgar atrativos do MA

A TemDendê apresentou três projetos que terão locações no Maranhão e divulgação em emissoras de canal aberto e fechado, atingindo telespectadores do Nordeste e do restante do País.

 

O Maranhão terá suas belezas naturais exibidas em todo o Brasil, principalmente no Nordeste, através de três séries da produtora baiana TemDendê. A informação foi repassada pela diretora da empresa na tarde desta quinta-feira, 1º de março, durante reunião no auditório do Sebrae em São Luís, comandada pelo diretor superintendente da instituição, João Martins, que convidou parceiros institucionais para conhecer e, se possível, serem cooperadores dos projetos.

As séries que rodarão no Maranhão e outros estados do Nordeste são patrocinadas por fundos para o audiovisual advindos de programas da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a TemDendê quer formar uma rede de cooperação no estado que permita a viabilidade dos trabalhos. “Precisamente, buscamos por informação e apoio na logística, porque são vocês que conhecem as regiões e suas particularidades. Estamos, na verdade, pedindo licença para entrar em seus territórios e solicitando que vocês nos ajudem a realizar melhor esses trabalhos”, destacou a diretora da empresa, Vânia Lima, quando apresentou as três séries que terão locações no Maranhão: Expedição Nordeste, Rotas e Rios.

O Expedição Nordeste registrará a jornada de descobertas dos irmãos Tauã e Caiã Cordel, filhos do cantor Nando Cordel, em uma viagem no melhor estilo “road-movie”, saindo de São Luís em direção à Bahia, evidenciando paisagens, desenvolvimento, culturas e identidades dos territórios pelos quais eles irão cruzar.  A produção contará com 20 episódios e as gravações dos dois episódios da série que se passam no Maranhão já iniciam em meados deste mês de março.

Em Rotas das Emoções, a família de Cândida Liberato foi desafiada para um reality pelo roteiro ímpar dos Lençóis Maranhenses (MA), Delta das Américas (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Apaixonada por esportes de vento, a ideia da série é que Cândida, o esposo e os três filhos contem o que a Rota das Emoções pode oferecer a quem visita o destino, mostrando o jeito de viver das pessoas nesse pedaço do Nordeste que irradia sol, mar e muita aventura. Serão 16 episódios e as gravações iniciarão em 15 de junho em terras maranhenses. Seis episódios serão gravados no estado.

“Em 2017, o Sebrae apoiou a TemDendê em uma reportagem nos Lençóis Maranhenses para o Programa Nordeste Mais, que acabou se transformando em três programas e, agora em janeiro, demos todo o suporte necessário para que eles gravassem na Chapada das Mesas um episódio da primeira temporada da série Criativos.BR, voltada para tratar de moda e identidades regionais, talentos desconhecidos, matéria-prima usada e desafios da economia criativa ligada à moda. Além do cenário magnífico para as fotografias, eles ainda trabalharam o artesanato indígena daquela região”, informou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destacando que esse tipo de produção ajuda a promover o estado e mostrar o que temos oferecer de diversidade cultural e turística.

As séries Expedições Nordeste e Rotas serão exibidas pelo SBT Nordeste e pelo Travel Box. “Estamos tentando uma parceria com a Travel Box International para uma possível exibição das séries fora do País. É por isso que utilizamos equipamentos de última geração, com as mais modernas tecnologias, para não termos problemas com incompatibilidades de imagem e som”, salientou a diretora da TemDendê.

Uma imersão no coração da Bacia do Atlântico Norte, mostrando, por meio dos principais rios maranhense, como o homem e a natureza interagem, criando diferentes vertentes desde a maneira como vivem as comunidades ribeirinhas, suas tradições e relações com os demais, passando pela produção de conteúdos para a economia criativa e a indústria. Essa é a terceira proposta de série para o Maranhão da baiana TemDendê.

Em Rios Maranhenses, o experiente fotógrafo Eduardo Moody será o contador das mais diversas histórias de nossa gente e colocará à prova sua sensibilidade e a paixão pela natureza em 16 episódios que mostrarão as principais bacias hidrográficas do estado. As gravações acontecem de junho a setembro.

Reforçando a parceria às produções da TemDendê no Maranhão, o Sebrae convidou representantes do poder público e da sociedade civil organizada dos territórios que serão contemplados na série Rios Maranhenses para a apresentação do projeto pela produtora baiana. O objetivo principal foi sensibilizar o grupo e captar parceiros para o trabalho, que requer bastante pesquisa, indicações de personagens e pautas.

“Cremos que a cooperação será a grande chave para o sucesso desse trabalho e as instituições que aqui estão, sejam do poder público, sejam da sociedade civil organizada, podem contribuir para que essa série seja exitosa no sentido de mostrar as nossas belezas naturais, bem como as ricas histórias contadas pelas comunidades ribeirinhas. Já estamos, inclusive, idealizando outras parcerias, tendo em vista que a extensão territorial do estado e sua grande diversidade natural e cultural”, releva o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

“Estamos, realmente, muito satisfeitos e pelo convite do Sebrae e por saber que os nossos rios serão tema de uma série de televisão. Temos muito orgulho do que somos e podemos compartilhar os nossos saberes para que o restante do Nordeste, do Brasil e talvez do mundo conheça o nosso estado como ele realmente é”, aponta o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim, José Raimundo Silva Filho.

A série Rios Maranhenses também será exibida pelo SBT Nordeste e Travel Box.

0 comentário em “Sebrae firma parceria com produtora baiana para divulgar atrativos do MA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s