Tribuna de Bequimão

Expocapril movimenta economia de Bequimão e promove incentivos aos criadores locais

A décima edição da Expocapril em Bequimão reuniu criadores locais, regionais e de outros estados colocando em exposição aproximadamente 500 animais de raças variadas, que fizeram um verdadeiro sucesso. Mais de 3 mil pessoas, de diversos lugares do Maranhão, visitaram o Parque de Exposições de Ovinos e Caprinos nos cinco dias de feira.

Na programação, além de exposições de animais e atrações culturais, a Expocapril contou com seis palestras aos empreendedores do campo, dois cursos e dezenas de consultorias especializadas nas áreas de manejo, sanidade, nutrição animal, gestão e mercado. Os criadores também tiveram acesso a exames, laudos técnicos e veterinários emitidos por uma equipe de consultores.

A exposição recebeu visita de estudantes das Escolas Sonho de Criança e Batutinhas, que passearam pelo parque acompanhados dos pais e professores. No domingo, último dia da Expocapril, integrantes do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e alunos dos cursos de Ciências Agrárias e Zootecnia, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), passaram pelo parque de exposições.

O Superintendente do Sebrae-MA, João Martins, fez questão de recepcionar o grupo, fazendo um resgate histórico das outras edições da Expocapril, ao lado da gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, destacou que a Expocapril completa um conjunto de ações focadas no aporte a agricultores e criadores do município. “Temos ajudado na realização da Expocapril há cinco anos, porque acreditamos no projeto e temos dado nossa contribuição. Apesar das dificuldades, temos trabalhado para ajudar os criadores de ovinos e caprinos em Bequimão, além dos agricultores e piscicultores que têm movimentado a nossa economia. Além de ser uma feira que gera renda, também serve como lazer e traz conhecimento para quem é ou pensa em se tornar empreendedor”, disse.

A 10ª Expocapril em Bequimão foi resultado da parceria entre a Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ), Sebrae/MA e a Prefeitura de Bequimão, com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, AGED, SENAR e empresas parceiras locais. Segundo os organizadores, a feira movimentou mais de R$ 150 mil entre negociações de animais e comercialização de produtos.

Fotos: Rodrigo Martins

0 comentário em “Expocapril movimenta economia de Bequimão e promove incentivos aos criadores locais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s