Tribuna de Bequimão

Parceria de 45 anos com o empreendedor

Por: João Martins*

Nesta segunda-feira, 9 de outubro, o Sistema Sebrae comemora mais um grande marco em sua trajetória ao completar 45 anos como instituição que valoriza o empreendedorismo, apoia os pequenos negócios e assume-se cada vez mais como agente de desenvolvimento no país ao fomentar e fortalecer setores econômicos e produtivos, articulando, ainda, políticas públicas favoráveis às microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e produtores de pequenas propriedades rurais.

O trabalho dessas quatro décadas e meia teve como essência o sonho de milhões de empreendedores, brasileiros que um dia pensaram em ter o seu próprio negócio, fazê-lo prosperar e ter longevidade no mercado. Brasileiros que chegaram lá e juntos somam hoje 12,4 milhões de pequenos negócios no país!

Desse total, muitos caminham conosco desde os nossos primeiros passos aqui no Maranhão, quando ainda éramos Núcleo de Assistência Empresarial (NAE), vinculado ao Banco de Desenvolvimento do Estado (BDM); outros chegaram quando passamos a ser Ceag (Centro de Assistência Gerencial do Maranhão), seguido de Cebrae (Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa). No entanto, foi como Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, já na década de 90, que a instituição se tornou um serviço social autônomo, desvinculado do Governo Federal e integrado ao Sistema S, possibilitando prestar um apoio mais significativo às nossas MPEs e ajudando-as a escrever suas estórias de sucesso.

Ao longo de todos esses 45 anos, o Sebrae consolidou uma forte marca, amadurecendo como empresa e especializando-se no fomento, desenvolvimento e apoio aos pequenos negócios. Estamos no campo, nas cidades, no mundo digital oportunizando conhecimento a empreendedores de todos os segmentos e atividades econômicas para que mantenham o alto índice de empregabilidade – 52% de trabalhadores com carteira assinada no país estão nas MPEs – e a contribuição crescente de 27% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A robustez atual dos pequenos negócios se dá em parte pelo papel de instituições como o Sebrae que levam conhecimento e expertise, assim como por marcos regulatórios e legislações que estimulam o fortalecimento do segmento, a exemplo da Lei Geral da MPE –  Lei Complementar 123/2006, uma legislação que nasceu junto às entidades de classe, tendo desde a sua concepção o apoio irrestrito do Sebrae. Uma legislação viva, constantemente atualizada, que trouxe benefícios como o Simples Nacional, a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), o incentivo à inovação e tecnologia, o favorecimento das MPEs nas compras públicas, dentre outros.

O Sebrae orgulha-se de ter participado de conquistas significativas para os pequenos negócios ao longo desses 45 anos, seja como protagonista, seja em parceria com outras entidades empresariais, independente de circunstâncias econômicas. Entre 2015 e 2016, anos de maior intensidade da crise que ainda vive a economia do país, o Sebrae no Maranhão manteve-se como baluarte das MPEs, atendendo 122.962 clientes em mais de 140 mil orientações técnicas, 197 mil horas de consultorias, 1.734 oficinas, palestras e seminários, 1.486 cursos, 140 missões e caravanas (próprias e de terceiros), 27 Rodadas e Encontros de Negócios e seis feiras.

   Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão,                                        João Martins.

Os desafios para além dos 45 anos são muitos! A expectativa é acompanharmos as novas relações de consumo e de trabalho que começam a ser vivenciadas, mantendo nossa presença física em todos os municípios maranhenses, mas também demarcando território intensamente no campo digital – as plataformas virtuais de atendimento, inclusive, já estão sendo desenhadas para estarmos cada vez mais próximos dos pequenos negócios, sejam estes do comércio, serviços, indústria ou do meio virtual, nas zonas urbanas ou rurais. É para isso que somos o Sebrae, especialistas em pequenos negócios e em transformar sonhos em histórias de sucesso!!!

 

João Martins

Diretor superintendente

Sebrae no Maranhão

0 comentário em “Parceria de 45 anos com o empreendedor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s