Ir para conteúdo

Sebrae realiza Primeiro Dia de Campo da Piscicultura em Bequimão com palestras e oficinas

Prefeito Zé Martins ao lado dos gestores técnicos do Sebrae
Prefeito Zé Martins (PMDB) ao lado dos gestores técnicos do Sebrae no Primeiro Dia de Campo

ASSISTA A REPORTAGEM COMPLETA CLICANDO AQUI

A prefeitura Municipal de Bequimão, através do Prefeito Zé Martins (PMDB), em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) e Associação de Piscicultores de Bequimão, realizaram neste sábado (31) no povoado Balandro no sítio da Piscicultora, Wanda Pereira, o Primeiro Dia de Campo da Piscicultura da região.

Visando aumentar ainda mais a criação de peixes em cativeiros no município, a prefeitura de Bequimão e o Sebrae, reuniram autoridades municipais, dezenas de piscicultores, Estudantes que integram a Escola Técnica Rural de Bequimão e moradores de várias comunidades do município. Entre as autoridades estavam o prefeito de Bequimão, Zé Martins, a Gerente Regional do SEBRAE em Pinheiro, Rosa Amélia, o Presidente da Associação dos Piscicultores de Bequimão, Tonho Martins, o Secretário Municipal de Pesca, Nhô da Colônia, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bequimão, Aguinaldo Rodrigues, o vice-prefeito de Bequimão, Pedro Acará, os vereadores Vetinho (PMDB) e Robson Cheira (PTN), os secretários Doutor do Barroso (Articulação), Cassiano Ferreira (Segurança), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Ricardo Lemos (Infraestrutura de Transporte), Ademar Costa (Comércio), o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Filho (PP) e o vereador de Peri-Mirim, Jean Reis.

Prefeito Zé Martins
Prefeito Zé Martins junto com parte dos participantes do Primeiro Dia de Campo em Balandro

Durante as Oficinas, os consultores técnicos do Sebrae, mostraram as vantagens da Piscicultura aos secretários municipais, vereadores, piscicultores e estudantes da Escola Técnica Rural, que atende os municípios de Bequimão, Peri Mirim e Alcântara.

PROGRAMAÇÃO COM CONHECIMENTO

A programação contou com palestras sobre gestão de negócio, manejo e qualidade na produção de peixes e exposição de tipos de tanques e alternativas para a criação e reprodução de peixes. Os consultores fizeram oficinas e montaram uma mostra de como produzir bem, sem degradar a natureza, com investimento bem menor e produção ainda maior. No final das oficinas, houve entrega de brindes e certificados aos participantes.

Momento das palestras
Momento das palestras onde os gestores do Sebrae estavam mostrando as técnicas de manejo

Para o Gestor de Projetos de Desenvolvimento da Piscicultura na baixada maranhense, Raimundo Junior (Sebrae), esse tipo de evento, serve para qualificar e melhorar a produção de pescado na região.

“É um projeto que trabalha o Associativismo, Planejamento Empresarial, Compras Institucionais (onde o produtor possa vender seus peixes na merenda escolar), aquisição de alimento pela Conab, aprimoramento da produção, boas práticas de comercialização do pescado (filé, e outros tipos de cortes do peixe). Com toda produção, a economia do município fica aquecida e gera renda e empregos”, destacou o gestor técnico.

VISÃO DE PRODUÇÃO

Já o presidente da Associação de Piscicultores do município de Bequimão, Antônio Martins, se mostrou satisfeito com as palestras e oficinas realizadas pelo Sebrae.

Tonho Martins (Pres. da Asssociação) ao lado de Zé Martins, dos gestores do Sebrae e da piscicultora Wanda Pereira
Tonho Martins ao lado de Zé Martins, dos gestores do Sebrae e da piscicultora Wanda Pereira

“Bequimão já tem uma quantidade significativa de piscicultores e a produção de peixes vem aumentando a cada ano no município. Antes, a gente trabalhava errado, e não tínhamos resultados. Hoje com a orientação do Sebrae, nossos Associados estão conseguindo lucros e investindo ainda mais em seus criadouros. Hoje até o povoamento melhorou e os peixes passaram a crescer muito mais. estamos exportando mais ou menos 30 toneladas por ano, levando em conta que a produção ainda não funciona o ano inteiro e só apenas a partir de dezembro até março. Temos 25 piscicultores associados e a tendência é aumentar”, disse o presidente.

O secretário municipal de pesca, Nhô da Colônia, destacou a importância de um projeto dessa grandeza para o município de Bequimão.

Momento das oficinas e palestras feitas pelos gestores do Sebrae
Momento das oficinas aos estudantes feitas pelos gestores do Sebrae no Primeiro Dia de Campo

“Não dar pra esconder o quanto um projeto dessa natureza engrandece e aquece a economia do município de Bequimão. Um exemplo grande é a compra para a merenda escolar e que facilita a vida da gestão municipal e principalmente dos produtores. Hoje com a safra de peixes em açudes, a concorrência da uma trégua e com isso o preço do pescado fica menor por muito tempo”, afirmou o secretário.

A Gerente Regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia, foi categórica em sua explanação durante a apresentação do Primeiro Dia de Campo realizado em Bequimão.

Este Dia de Campo que está sendo realizado hoje (31) aqui nesta propriedade, vai disseminar a parte tecnológica para que o pequeno Piscicultor possa inovar não só a parte de manejo, mas também apreender novas técnicas, evitando talvez a escavação e fazendo a criação de peixes em tanques de lona. Além disso, os piscicultores criam oportunidades, gerando renda e contribuem para o desenvolvimento do município. A piscicultura faz parte de nossa região, é uma atividade econômica que devemos intensificar e ajudar a desenvolver, porque a região tem potencialidade, e já tem um nível organizacional básico, que a associação, e com as consultorias começa a evoluir, saindo do básico para o intermediário. E com o aumento dos associados e principalmente com a organização e união do projeto, facilita em tudo, até na compra conjunta”, destacou a Gerente.

Prefeito Zé Martins, ao lado do Presidente da Associação, Tonho Martins e Gerente Regional do Sebrae, Rosa Amélia
Zé Martins, ao lado de Tonho Martins e Gerente Regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia

Para o Superintendente do Sebrae, João Martins, as intervenções de empreendedorismo, inovação e tecnologia serão constantes a partir de agora em Bequimão e nos demais municípios da baixada e Litoral Ocidental. “Vamos, através do Sebrae, provocar e fomentar uma transformação de hábitos e costumes nos empresários e potenciais empreendedores de Bequimão e da nossa região como um todo“, destacou João Martins.

Para a estudante da Escola Técnica Rural, Alice Barbosa Gonçalves, moradora do povoado Floresta, e que recebeu o cerificado no final do evento, o Primeiro Dia de Campo foi muito proveitoso para os alunos.

“Nó estudantes precisamos buscar mais conhecimentos e em todas as áreas. Aqui neste evento, a gente pode aprender várias técnicas e isso vai nos ajudar futuramente no mercado de trabalho, que pode ser aqui mesmo em nossa região. Eu fiquei encantada com as palestras e oficinas. Sempre quis trabalhar no ramo e agora fiquei mais confiante, já que a nossa produção vai aumentar e consequentemente a mão de obra qualificada vai ser prioridade”, disse a estudante.

 

APOIO NO CULTIVO DE PEIXES

Para o prefeito de Bequimão, Zé Martins, a gestão municipal tem ajudado nesse projeto e os resultados estão aparecendo.

É um evento muito importante para os criadores de peixes, para a população e principalmente para a economia do município. Numa oficina como esta, os piscicultores vão poder conhecer novas técnicas e se capacitarem para aumentar sua produção e melhorar seus ganhos e consequentemente a sua qualidade de vida. Onde tem produção, tem renda e isso dar dignidade aos produtores. Um grande exemplo é a comunidade de Itans, bem perto, aqui no nosso vizinho município de Matinha e que hoje serve como referência para o Brasil e nos dar forças para chegarmos ao mesmo patamar. Esse Primeiro Dia de Campo com os piscicultores é um marco para o município, onde reuniu produtores, autoridades e estudantes”, destacou o prefeito.

Alunos da Escola Técnica Rural observando os tanques de lona
Alunos da Escola Técnica Rural observando os tanques de lona, um novo modelo de criar peixes

No final do evento, a proprietária do sítio onde aconteceu o Primeiro Dia de Campo, Wanda Pereira, falou da satisfação em criar peixes e também de agregar um evento dessa natureza.

“A criação de peixes é uma parte do empreendedorismo rural que tem muito a crescer. Nós ainda estamos caminhando para desenvolver e termos um resultado satisfatório, ainda mais agora, com a ajuda do Sebrae, onde estamos corrigindo as nossas falhas e buscando novos resultados. Nós não tínhamos conhecimento de manejo, de comercialização e principalmente sobre higiene, hoje estamos fazendo as coisas certas com o apoio do Sebrae. A ideia do Sebrae não termos como apenas criadores de peixes, mas transformar cada piscicultor como produtor rural de grande potencial e expandir o pescado, já que o mercado é muito grande e tem espaço pra todo mundo. Não podemos deixar de ressaltar o apoio da prefeitura de Bequimão para o crescimento deste mercado”, finalizou a filha de seu Antônio.

Prefeito Zé Martins, Wanda Pereira, Raimundo Jr e Rosa Amélia
Prefeito Zé Martins, Wanda Pereira (Piscicultora), Raimundo Jr e Rosa Amélia (Sebrae)

Para encerrar em bom estilo, houve um churrasco de peixes para todos os participantes. Além disso, uma feijoada e muitas frutas. Tudo produzido no sítio da Wanda Pereira.

FOTOS: RODRIGO MARTINS                       Vejam todas as Fotos no CLUBE DA FOTO

_DSC0635 _DSC0637 _DSC0639 _DSC0777 _DSC0781

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s