Tribuna de Bequimão

Bastico Moraes toma posse como secretário de Saúde de Bequimão. Sidney Bouéres assume Articulação Institucional

Sidney Bouéres, Zé Martins e Bastico Moraes“Dou um prazo de 30 dias para a mudança acontecer na saúde de Bequimão”. A promessa é de Bastico Moraes, que foi nomeado Secretário de Saúde do município, em cerimônia pública, neste sábado (11), na Prefeitura Municipal de Bequimão. Para seu lugar, na Secretaria de Articulação Institucional e Projetos Especiais, o prefeito Zé Martins nomeou o bacharel em Direito, Sidney Bouéres.

Rebatendo críticas feitas pela vereadora Raquel Paixão, que tentou desqualificar sua indicação para pasta, por ser engenheiro agrônomo, Bastico Moraes disse que não entrará no hospital para aplicar injeção ou medicar paciente. “Vou cuidar de programas da saúde, como ela, que é enfermeira, e o secretário da saúde da gestão passada, que é médico, não cuidaram”, assegurou Bastico.

O novo secretário de saúde afirmou, ainda, que esteve no hospital municipal antes da posse, observando a atual situação. “Não vai ser fácil no primeiro momento, mas estou com todo entusiasmo para minimizar logo a dor do povo de Bequimão”, garantiu Bastico, que já havia antecipado ao nosso blog sua disposição em buscar todo recurso disponível ao município, independente de ser em São Luís ou em Brasília.

Articulação Institucional

Sidney Bouéres assume a Secretaria de Articulação Institucional e Projetos Especiais com o desafio de manter e ampliar o diálogo com instituições que estão viabilizando programas importantes para Bequimão, como o Banco do Brasil, que executa o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Seu antecessor, Bastico Moraes, deixou encaminhados os procedimentos para credenciar o município ao programa. No dia 30 de maio, será realizada a 5ª Conferência das Cidades, ação necessária para que o município possa se conveniar com o Ministério das Cidades. Pelo PNHR, há possibilidade de conseguir 300 casas populares rurais para beneficiar bequimãoeses. “As ações da secretaria têm reflexos em todas as outras áreas. Peço que confiem no poder que tem o trabalho, que é aquilo que vou dedicar ao povo da minha cidade”, afirmou Sidney.

Apoio

O prefeito de São Bento, Isaac Dias Filho, participou da cerimônia. Ele disse que tem acompanhado de perto a determinação do prefeito Zé Martins em buscar recursos para o município. “Juntos, fomos de ministério em ministério, em Brasília, sem hora para almoçar ou jantar. Os municípios estão recebendo verbas insignificantes e ainda são descontados altos valores de INSS e da Justiça do Trabalho. Estamos administrando o caos”, desabafou.

Para Isaac Filho, a vantagem de Bequimão é ter à frente um prefeito que está com vontade de colocar a cidade nos trilhos do progresso. O prefeito de São Bento declarou, ainda, sua confiança no trabalho que Bastico fará na Secretaria de Saúde. O vice-prefeito de Pinheiro, César Soares manifestou também apoio aos gestores de Bequimão.

O vereador Robson Cheira reforçou seu apoio e confiança na administração de Zé Martins. O jornalista Roberto Fernandes, que acompanhou a cerimônia, comentou a realidade pela qual todos os municípios do país passam, com diminuição do repasse de recursos. “Mesmo assim, se aquilo que se tem for aplicado devidamente, a situação poderá ser revertida. A saúde de Bequimão está nessa situação porque na gestão passada os recursos não eram usados a serviço do interesse público, mas para interesses escusos”, afirmou o jornalista, que disse se sentir bequimãoense, por seu amor e carinho ao município.

O prefeito Zé Martins reconheceu que a saúde é um dos principais problemas a se enfrentar no município. Ele fez um balanço das ações que já puderam ser feitas, como a reforma do Ambulatório Santo Antônio e os postos de saúde de Santana e Areal. Zé Martins anunciou, também, que o Governo do Maranhão já licitou a conclusão da parte física e equipamentos do hospital com 20 leitos.

Assista parte do pronunciamento do prefeito Zé Martins

Prefeito Zé Martins fala da situação de Bequimão e faz balanço de sua gestão

A cerimônia foi prestigiada pelo superintendente regional da Codevasf, no Maranhão, João Martins, pela presidente da Jucema, Sueline Moraes, pelos secretários municipais de Administração, José Orlando; Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro; Indústria e Comércio, Ademar Costa; Esporte e Juventude, Cledilson Costa Pereira; Assistência Social, Neide Rodrigues; Extraordinária de Extrema Pobreza, Sinara Almeida; Agricultura, Creuber Pereira; Segurança, Cassiano Abreu Ferreira; Pesca, José Manuel Ferreira Garcia, e os vereadores Amarildo Paixão, Vetinho, Jorge Filho e Vetinho.

3 comentários em “Bastico Moraes toma posse como secretário de Saúde de Bequimão. Sidney Bouéres assume Articulação Institucional

  1. Luciana costa

    Além dos postos de saude do Areal e Santana,deveriam ser também incluindo neste programa de funcionamento o Posto de saúde do Jacioca que falta apenas detalhes e por falta de interesse da gestão atual não esta funcionando,sendo q o mesmo “desafogaria” bastante o unidade mista de saude de Bequimão.Esperamos que o atual secretario de saude “olhe e resolva essa questão.

  2. Pingback: Bequimão: prefeito Zé Martins dá posse a Bastico Moraes na Saúde | Blog do Robert Lobato

  3. DESEJO BOA SORTE, MAS QUERO V SE REALMENTE A SAUDE DE BEQUIMÃO VAI MESMO ENTRAR NOS TRILHOS COM ESSE RAPAZ…ESTOU DE OLHO E PRONTO PRA DEBATER QUALQUER ASSUNTO DA SAUDE DESSE MUNICIPIO…AGUADE QUE VÔUUU COBRAR E SEI COMO COBRAR.ABS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s